Bolsonaro transforma Luciano Hang em símbolo mor do seu 7 de setembro
Símbolo
É evidente que o dono da Havan, Luciano Hang, gosta imensamente do que vem acontecendo nas últimas horas: Bolsonaro o transformou no símbolo maior de seu 7 de Setembro, expondo-o ao máximo nas tribunas de honra dos desfiles de Brasília e Rio de Janeiro. Há quem diz que se o capitão for reeleito, Hang será convidado para ocupar um ministério na Esplanada.
Discrição
A grande mídia impressa nacional monitorou permanentemente, nos últimos dias, notáveis apoiadores de Bolsonaro, para ver como se comportariam no 7 de Setembro. Um deles foi Marcos Antônio Pereira Gomes, o líder caminhoneiro joinvilense conhecido como Zé Trovão, que em 2021 convocou manifestações para a Esplanada dos Ministérios enquanto estava foragido da Justiça. Candidato a deputado federal pelo PL de SC, antecipou em rede social que iria às ruas, pedir manifestações pacíficas para a data. Mas não sinalizou seu paradeiro.
Decepção
Este espaço, apolítico, se alinhou a alguns poucos no país que atentamente ficaram antenados no comportamento de boa parte da grande mídia nacional sobre as grandes manifestações de terça-feira. E notou, especialmente da Folha de S. Paulo, Estadão e Globo (TV e jornal) uma inconfortável decepção pelo fato de tudo ter transcorrido de forma pacífica, sem a esperada “violência política” alardeada pelo ministros “supremos” Edson Fachin e Alexandre de Moraes.
Fraude
É preciso todo cuidado na publicação de pesquisas eleitorais ditas autofinanciadas, que podem gerar justificada desconfiança, inclusive as feitas aqui em SC. Ao informar que realizam levantamentos sem contratante externo, quem as fez não precisa revelar a origem do dinheiro. Hum….
SC no topo
Dentre as 13 mil serventias existentes no País, três cartórios de SC estão no topo do ranking de qualidade nacional que acaba de ser divulgado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil, com base em auditorias independentes apoiadas pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ). Dividindo o primeiro lugar estão o 1° Ofício de Registro de Imóveis de Joinville e o 1° Tabelionato de Notas e Protesto de Palhoça. Na quarta posição está o 1° Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos de Balneário Camboriú. O ranking traz 88 cartórios ocupando as 25 primeiras colocações, considerando empates nos critérios. Os cartórios do Estado têm forte investimento em melhoria de processos, gestão, sistemas de tecnologia, informatização e segurança, capacitação dos servidores e digitalização, agilidade e comodidade nos serviços oferecidos aos cidadãos.
Caras de pau
O Ministério Público Eleitoral do Rio de Janeiro obrigou-se a fazer um alerta público aos diretórios partidários para evitarem fraudes de seus candidatos no preenchimento de auto declarações de raça e cor nestas eleições. Isso porque, até as eleições 2030, os votos dados a candidatas mulheres ou negros para a Câmara dos Deputados serão contados em dobro para fins de cálculo dos fundos públicos para campanhas. De repente, convenientemente, muitos brancos mudaram de cor. E se pudessem, fariam até quanto ao sexo.
Sinal Vermelho
O Conselho Nacional de Justiça está recebendo um relatório sobre a bela campanha Sinal Vermelho em SC, em que a vítima feminina de agressão faz um xis com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou num pedaço de papel e mostra ao atendente de estabelecimento, público u privado, vinculado à iniciativa, que aciona a Polícia Militar.
Deixando o cargo
O ministro catarinense do Superior Tribunal de Justiça, Jorge Mussi, voltou esta semana a integrar a Quinta Turma da corte, deixando o cargo de vice-presidente, que exerceu no biênio 2020-2022. O magistrado é especialista em direito criminal.
Escolha de Sofia
Candidatos ao governo estadual ou ao Senado por SC que forem a Imbituba ficam numa sinuca de bico. Se declararem que são a favor da privatização do porto local, ganharão votos. Se contra, perderão votos.
Sapatilha
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com sede em Joinville, apresentará o Balé Giselle, sábado e domingo, no Teatro Alfa, em São Paulo. Para interpretar os personagens principais, Giselle e Albrecht, estarão no palco Amanda Gomes e Wagner de Carvalho, ambos vencedores recentes de um dos maiores concursos de dança do mundo, o Moscou Competition. Integrantes da Ópera de Kazan, se juntarão ao elenco de 80 bailarinos do Bolshoi.