Carlos Moisés, caso se filiar no Republicanos, poderá buscar apoio em vários outros partidos
Republicano Esperto o governador Carlos Moisés, se for confirmada sua filiação ao Republicanos: em um partido nanico ele pode buscar apoio de vários outros, inclusive dos poderosos PP, MDB e PSDB, que estão no entorno de sua gestão. Mas há os que apostam que a estratégia pode ter um risco: ficar sem o apoio de […]
Republicano
Esperto o governador Carlos Moisés, se for confirmada sua filiação ao Republicanos: em um partido nanico ele pode buscar apoio de vários outros, inclusive dos poderosos PP, MDB e PSDB, que estão no entorno de sua gestão. Mas há os que apostam que a estratégia pode ter um risco: ficar sem o apoio de nenhum deles. Enquanto isso, a vice-governadora, Daniela Reinehr (PL), que vive entre tapas e beijos com o governador, deve ser candidata a deputada federal.
Perdas
A decisão de Bolsonaro, que festejou muito, de reduzir a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca em 25%, causará perdas de R$ 611,6 milhões aos municípios de Santa Catarina entre 2022 e 2024, conforme estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O IPI compõe a cesta de impostos compartilhados com os municípios e é parte importante do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Assim, a medida causará desequilíbrio orçamentário.
Intenções de voto
Se fez e publicou, ninguém sabe, ninguém viu a pesquisa de intenções de voto para governador de SC registrada no Tribunal Superior Eleitoral pelo desconhecido Ibop, um instituto de pesquisa com sede em São José. O colunista Claudio Humberto informou ontem que o Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) registrou levantamento eleitoral no TSE, na semana do Carnaval, e que os resultados serão divulgados na próxima semana. O IPC tem como diretor o economista Renato Casagrande Rampinelli e sua sede fica no bairro Michel, em Criciúma.
Não pode
Agiu prontamente a Justiça Eleitoral de SC, vetando inserções de propaganda eleitoral do PTB no rádio e TV, de autoria do deputado estadual Kennedy Nunes, com analogias imputando preferências pedófilas por parte de partidos esquerdistas.
Refugiados
Merece reparo nota, aqui, ontem, quanto aos refugiados ucranianos. Bolsonaro assinou uma ordem executiva, quinta-feira, permitindo que cidadãos ucranianos e apátridas deslocados pela guerra vivam e trabalhem no Brasil com visto humanitário de 180 dias, elegível para visto de residência temporária por até dois anos, após o qual os requerentes poderão solicitar a residência permanente.
Gaúcho europeu
O escritor catarinense Deonísio Da Silva vê o ucraniano como um gaúcho meio europeu, meio russo. Destaca que seu hino afirma que são cossacos, palavra do ucraniano que quer dizer aventureiro, livre. Eles são habilidosos cavaleiros e têm fama de dominar a “xasca”, um tipo de sabre. E também a lança e o fuzil. Saíram atrás dos franceses depois da derrota de Napoleão e em Paris pediam pratos rápidos em estabelecimentos que os atendiam, que passaram a ser conhecidos por bistrôs, “bistreau” em francês. Tornaram famosas também sua dança, música, diversão e o convívio feminino com as francesas. Desnecessário se dizer que por estes dias são as pessoas mais amadas do mundo.
Aula magna
Depois que se tornou presidente do Judiciário catarinense, o desembargador João Henrique Blasi foi convidado, aceitou e vai dar primeira aula magna. Será dia 24, às 19 horas, no auditório da Faculdade Cesusc, em Florianópolis, com direito e certificado. Falará sobre “Os desafios do Judiciário contemporâneo”. Blasi se comunica muito bem.
Paternidade
Desde ontem os cartórios de registro civil passaram adotar os novos modelos de certidões de nascimento, casamento e óbito definidos pelo Conselho Nacional de Justiça. A principal novidade é a que permite a inclusão de nomes de pais socioafetivos, sem necessidade de recorrer ao Judiciário. Ou seja, para que um padrasto, madrasta ou novo companheiro de um dos pais da criança conste no documento como pai ou mãe, basta que o responsável legal por ela manifeste esse desejo no cartório. No caso de filhos a partir de 12 anos de idade, é necessário seu consentimento.
Altíssimo nível
O joinvilense Instituto Internacional Juarez Machado tem neste mês um calendário de eventos digno de uma grande metrópole. Sem demérito aos demais, o destaque é a mostra “As Máquinas de Guerra de Leonardo da Vinci”, uma preciosa coleção de 44 miniaturas produzidas pelo engenheiro mecânico Denis Soncini, elaboradas a partir dos desenhos do inventor italiano há mais de 500 anos. Abre neste sábado, 12, com entrada gratuita.
Memórias
Cabeça das mais letradas da Serra e de SC, Rogério Martorano lança mais um título, hoje à noite, na churrasqueira Las Leñas, no Beiramar Shopping, em Florianópolis. “Enquanto não esqueço”, diz ele, são memórias de um repórter sonhador que sempre foi.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube