Convenção do MDB, marcada para sábado, ainda é uma incógnita
Enigma A convenção do MDB, neste sábado, virou uma incógnita. O pré-candidato do partido ao governo do Estado, Antídio Lunelli, aposta que será o escolhido e que inexiste negociação para compor com o também pré-candidato Gean Loureiro. Renúncia O governador Carlos Moises tem colecionado ex-amigos e até alguns declarados arquiinimigos no PL, com quem já […]
Enigma
A convenção do MDB, neste sábado, virou uma incógnita. O pré-candidato do partido ao governo do Estado, Antídio Lunelli, aposta que será o escolhido e que inexiste negociação para compor com o também pré-candidato Gean Loureiro.
Renúncia
O governador Carlos Moises tem colecionado ex-amigos e até alguns declarados arquiinimigos no PL, com quem já se afinou muito bem, depois que começou a pontear a liderança na intenção de votos em 2 de outubro. Um deles é o deputado estadual Ivan Naatz, que pediu sua renúncia por suposto uso – desmentido pelo governo – da aeronave ambulância Arcanjo 6, do Corpo de Bombeiros Militar, em campanha política na noite de segunda-feira.
Não quer
A população de Laguna começa a se mobilizar contra a construção, que só está em planejamento, de um presídio para 3 mil detentos no município, a um custo de R$ 31 milhões. Como escudo conta com a Associação Empresarial, Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista e Câmara de Dirigentes Lojistas, juntas em campanha através de outdoors pela cidade.
Lideranças históricas
A busca de solução para o pagamento de honorários da advocacia deste ano, adiados para 2023 pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em ações finalizadas que viraram precatórios federais, resultou em encontro histórico de catarinenses em posições de liderança em Brasília, e em imediato encaminhamento do pleito. O ministro Jorge Mussi, presidente interino do Superior Tribunal de Justiça, recebeu o presidente em exercício da OAB nacional, Rafael Horn, e a presidente da OAB-SC, Cláudia Prudêncio, que estava acompanhada da conselheira federal Gisele Kravchychyn. Mussi já pautou sessão extraordinária do STJ para examinar a questão em 2 de agosto, já que trata-se de verba de natureza alimentar. A reunião contou ainda com diretorias das OABs do Paraná e Rio Grande do Sul.
Seguro negado
Um condutor do Vale do Itajaí que se acidentou embriagado na direção, conforme se provou, não conseguiu receber o seguro. Recorreu à justiça. Perdeu. Lógico.
Abordagem racial
Deste terça-feira o Tribunal de Contas do Estado tem uma comissão permanente atuando para fomentar a abordagem racial nas suas ações de fiscalização. O TCE conclui que inexiste uma avaliação das políticas públicas enfocando a população negra catarinense e que a ausência de dados sobre o impacto delas prejudica a verificação da efetividade dessas ações, além de invisibilizar o racismo estrutural.
Recorde
Com nova sentença de 110 anos, deferida nesta semana, o ex-presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Orildo Antonio Severgnini, que também foi prefeito do pequeno município de Major Vieira, já soma penas de mais 260 anos de prisão.
Dirigismo
Vitória judicial das escolas particulares de SC, através de seu sindicato: a Prefeitura de Florianópolis não poderá exigir que, a cada registro de covid-19, elas promovam a sanitização dos ambientes exclusivamente por meio de empresas credenciadas em seu órgão de vigilância de saúde ou técnico inscrito em conselho de classe.
Baixa do etanol
O governo catarinense juntou-se aos de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro e Paraná no anúncio, anteontem, da redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do etanol hidratado. Na semana passada o governo catarinense também anunciou a redução do ICMS dos combustíveis.
Israel
De acordo com projeto que começou a tramitar no Legislativo catarinense, o calendário oficial do Estado deverá ter acréscimos com a inclusão das comemorações do “Rosh Hashaná” (ano novo judaico) e o “Yom Kippur” (dia do perdão judaico).
Calcário
Está para ser votado na Assembleia Legislativa projeto de lei do ex-deputado Osmar Vicentini (União), que reconhece o município de Botuverá como a Capital Catarinense do Calcário.
Oportunismo
Está virando moda sub-celebridades declararem seu voto para presidente e, na maioria das vezes, porque também parece moda, criticar Bolsonaro. Dentre elas uma tal de Manu Gavassi, cantora e atriz que, assim, conseguiu sair da insignificância.