Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Darci de Matos elimina trechos de novos princípios da reforma administrativa

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Darci de Matos elimina trechos de novos princípios da reforma administrativa

Raul Sartori

Derretendo
O portal da Câmara dos Deputados confirmou o que se antecipou aqui: o relator da reforma administrativa federal, deputado Darci de Matos (PSD-SC), oficializou ontem uma mudança em seu parecer sobre a admissibilidade da PEC, para que nela sejam suprimidos itens tidos como novos princípios da administração pública: “imparcialidade”, “transparência”, “inovação”, “responsabilidade”, “unidade”, “coordenação”, “boa governança pública” e “subsidiariedade”. Querem apostar como pouco ou nada mudará e a conta bilionária para pagar os privilegiados de sempre remetida ao contribuinte, sempre otário?

Pena de morte
Catarinenses, gaúchos e paranaenses estão entre os brasileiros mais favoráveis (60,4%) à pena de morte para assassinos bárbaros, conforme levantamento nacional do Paraná Pesquisa para o site Diário do Poder. Na média, 56,7% pensam assim, e 37,3% contra. Em todos os recortes da pesquisa, por sexo, região, escolaridade etc., a maioria defende a pena de morte nesses casos, revelando inconformismo com a impunidade. Foram ouvidos 2.500 eleitores em 228 municípios, de 14 a 19 deste mês.

Vida partidária
Três pesquisadores (do IBGE, UFPR e UERJ) estudaram a distribuição geográfica dos eleitores filiados a partidos políticos no país – com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral de 2018. Um dos achados, conforme reportagem no “Estadão”: Lajeado Grande, de 1.488 habitantes, no oeste de SC, tem o maior percentual de eleitores filiados no país, ou seja, 72,6% estão ligados a alguma sigla. Um dos resultados do estudo apontou que os cidadãos no interior usam a filiação como uma forma de ter mais acesso ao estado. A questão ideológica é secundária.

Alerta
Todas as entidades de representação do setor de carnes em SC subscreveram um documento, ontem, alertando que a indústria da proteína animal vive uma crise dramática e sem precedentes em razão do super encarecimento dos preços dos grãos (milho e soja), insumos que representam 70% dos seus custos, situação que ameaça uma gigantesca cadeia produtiva que somente no Estado sustenta 60 mil empregos diretos e 480 mil indiretos.

Juntos?
Analistas políticos nacionais especulam que o presidente Jair Bolsonaro pode se filiar ao Partido Progressista (PP). Os analistas estaduais especulam que o governador Carlos Moisés (PSL) está sendo estimulado a fazer a mesma opção partidária. Acenos já foram feitos.

Trampolim
Com a aprovação, pela Câmara dos Deputados, por 313 votos a 166, da medida provisória que autoriza a privatização da Eletrobras, deve acabar um dos maiores trampolins políticos em SC. A subsidiária Eletrosul, com sede em Florianópolis, entra no pacote.

Prancheta
Falecido domingo, o famoso arquiteto paulista Paulo Mendes da Rocha é um dos que assina projeto emblemáticos em SC, da sede do Poder Legislativo estadual, o Palácio Barriga Verde. O fez por vencer concurso para o projeto, em 1957, junto com os colegas Pedro Paulo de Melo Saraiva e Alfredo Paesani.

Dança e memória
Há quem lembre da memorável passagem, pela Ilha de SC, no distante 2007, da dupla Denise Namura, brasileira, e do alemão Michael Buddahn. Moradores de Paris, os dois estão em uma das quatro oficinas do 11º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, que começou ontem e vai até 30, em versão on-line, com uma oficina-teatro para pessoas com mais de 60 anos. Em “Dançar Nossas Histórias”, de sua autoria, e pela plataforma Zoom, propõem a prática do movimento lúdico, tratada com humor e sensibilidade para, no prazer da dança, desenvolver exercícios de memória, liberar o imaginário, expressar no corpo inspirado pelas próprias histórias, lembranças e gestos.

Idosos assistidos
Por pedido da deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC) a Câmara criou um grupo de trabalho sobre instituições de longa permanência para idosos, que nesta terça-feira define seu roteiro de atividades. Terá trabalho: o País não conhece onde estão essas instituições, nem quantas são, de quem cuidam e como cuidam.

Lido, alhures
Armamentistas, caminhoneiros, policiais, ruralistas e, agora, motoqueiros. Com perda de apoio popular, Jair Bolsonaro está virando um presidente de categorias.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo