Deputados federais de SC assinam pedido de CPI para investigar ministros do STF
CPI dos “supremos”
O pedido de abertura de CPI para investigar possíveis abusos de ministros do Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral, protocolado pelo deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), atingiu sexta-feira 190 assinaturas, bem mais que as 171 que seriam necessárias. Detalhe: 15 dos 16 deputados federais de SC subscrevam o documento. A exceção – e não poderia ser diferente, – é Pedro Uczai (PT).
Presença chinesa
Se não vingou em SC a esperada instalação de pelo menos uma das várias montadoras chinesas que prometiam vir para o Brasil nos últimos 10anos, seus veículos começam a aparecer mais por aqui. O Grupo DVA abre nesta terça-feira a primeira loja da BYD, líder mundial em carros eletrificados, em Florianópolis. Loja que se soma às de Itajaí e São José, já abertas. Estão previstas unidades em Joinville, Blumenau e Chapecó até meados de 2023.
“Cultural” 1
Escreveu-se aqui, há dias, que há um lobby na Assembleia Legislativa pela aprovação de um projeto de lei que reconhece como legado cultural o tiro de laço em SC. É uma forma de competição a cavalo em que o peão tem o espaço de 100 metros para laçar um novilho que tenta fugir.
“Cultural” 2
Em Brusque o Ministério Público conseguiu cancelar a realização da 1ª Prova Team Roping Rancho Sant Ana, sábado, após denúncia de suposta prática de crueldade contra os animais com a prova de laço. Na modalidade, dois peões saem em perseguição a um bezerro. Um um deve laçar a cabeça do animal, enquanto o outro, as pernas traseiras. Não raro isso resultar em lesões ao bicho.
Apito
A mídia esportiva brasileira que cobre a Copa do Catar finalmente descobriu a catarinense de Saudades Neuza Back, de 38 anos, escolhida pela própria Fifa como uma das primeiras seis juízas a participar da maior competição futebolística do mundo. Experiência não falta. Fez parte da equipe de arbitragem dos Jogos Olímpicos de Tóquio e do Mundial da Fifa de 2020, entre outras.
Desarmamento
O senador Esperidião Amin (PP-SC) é relator de projeto de lei que será analisado esta semana, que altera o Estatuto do Desarmamento a fim de aumentar para 10 anos, que atualmente é de três, o prazo mínimo para renovação do certificado de registro de arma de fogo. Amin é favorável à aprovação.
Os outros
Em discurso na tribuna, o deputado estadual Jessé Lopes (PL) responsabilizou “elementos infiltrados” pelo fechamento de estradas logo depois das eleições no segundo turno e criticou autoridades catarinenses que reagiram aos bloqueios.
Hostil
Depende de Bolsonaro para virar lei projeto que passou pelo Congresso proibindo a chamada “arquitetura hostil’, usada para afastar a população que vive nas ruas. Quem mais a pratica em Florianópolis é quem deveria dar exemplo: o INSS. Com direito a grades que lembram cadeias no piso térreo de seus edifícios.
Condenada
O Tribunal Superior do Trabalho manteve a condenação da Associação Chapecoense de Futebol a pagar indenização de R$ 130 mil aos pais do jogador Tiago da Rocha Vieira, o Tiaguinho, que morreu no acidente aéreo ocorrido em 2016 na Colômbia. Foi reconhecida a responsabilidade objetiva (que dispensa comprovação de culpa) da Chapecoense, inclusive pelo risco criado pelas viagens frequentes.
Nazismo
O Conselho Universitário da UFSC aprovou por unanimidade uma moção de enfrentamento ao nazismo e ao racismo. É mais uma iniciativa para fortalecimento das ações de combate às agressões e da campanha que orienta a comunidade a denunciar tais atos de violência. Assim que terminou sua leitura na sessão, no auditório da Reitoria, recebeu calorosos aplausos dos pressentes, de pé. Foi emocionante. A instituição registra sete ocorrências recentes.
Drama
Ao fazer um apelo dramático para que a Lei Orçamentária Anual de SC para 2023 contemple R$ 10 milhões para prevenção, diagnóstico e realização de cirurgia de câncer de mama e de próstata, o deputado Vicente Caropreso, que é médico, informou que no momento há uma fila de mais de 300 mulheres no Estado que aguardam, com muita angústia e desespero, por uma cirurgia de retirada do tumor da mama.