Discussão sobre tarifa zero no transporte coletivo atrai atenção de prefeitos em SC
Tarifa zero Vários prefeitos de SC estão de olho nas discussões e resultados, em Garopaba, entre seus vereadores, comunidade e prefeitura, de uma das primeiras propostas do gênero em SC: implementar a tarifa zero para o transporte coletivo. O modelo é o de Paranaguá no Paraná, onde funciona há um mês, com aumento de 80% […]
Tarifa zero
Vários prefeitos de SC estão de olho nas discussões e resultados, em Garopaba, entre seus vereadores, comunidade e prefeitura, de uma das primeiras propostas do gênero em SC: implementar a tarifa zero para o transporte coletivo. O modelo é o de Paranaguá no Paraná, onde funciona há um mês, com aumento de 80% no número de passageiros fixos e grande impacto no comércio local, especialmente aos sábados, com aumento de 40% das vendas.
Túnel do tempo
Este espaço acompanhou, de perto, o início da fruticultura de clima temperado em SC, nos anos 1970, e registra agora, com orgulho, que os cultivares de maçã Luiza, Venice e Isadora, desenvolvidos pela Epagri, serão comercializados no mundo sob a marca “Samboa”, que dará identidade às tais frutas, lançadas oficialmente. A propósito, começou ontem e vai até dia 29, em no Centro de Eventos LHS, em Florianópolis, o 27º Congresso Brasileiro de Fruticultura, o maior do setor no país, com mais de 1.200 participantes, 600 trabalhos inscritos e 40 empresas.
Memória
O escritor e professor da UFSC João Klug lança hoje em Chapecó o livro “A Origem da Vida”, tradução do alemão para o português da mais instigante obra concebida originalmente em 1949 por Fritz Plaumann, o mundialmente famoso entomólogo que se radicou no oeste de SC.
Boom da memória
Fenômeno que ganha dimensão desde o fim dos anos 1980, os escritos da história e da memória envolvem cada vez mais pesquisadores, escritores, artistas interessados em biografias e autobiografias. Com arquivos físicos ou não – nuvens, HDs e outras tecnologias -, cresce a necessidade da guarda de documentação. Para refletir sobre essas questões, o Múltipla Dança propõe dialogar sobre o valor da arte, do arquivo e da memória. O sábado imersivo, neste dia 30, entre 10h30 e 19h, no Museu Histórico de SC, em Florianópolis, dá ênfase ao presencial. A gratuidade da participação está garantida pelos recursos do Edital Lei Aldir Blanc 2021.
Carne suína
No Legislativo estadual se estuda um projeto que institui a Política de Incentivo ao Consumo de Carne Suína do Estado. Como se sabe, o setor enfrenta uma grave crise causada pelo excesso de produção e agravamento da situação econômica do país e também mundial. Entre as sugestões está estimular e incluir o consumo da proteína suína nas escolas.
Direito de greve
Começou a tramitar no Congresso projeto do deputado federal Gilson Marques (Novo-SC), que regulamenta o direito de greve dos servidores públicos, previsto na Constituição de 1988. A novidade é que cabe a eles decidir, individual e livremente, da oportunidade de exercê-lo. A regra não se aplica aos integrantes das Forças Armadas, das polícias militares, civis e dos bombeiros militares, além de outros servidores que atuem diretamente na segurança pública.
Ícone
A coordenação do 13º Encontro da Imprensa Catarinense, que será realizado dia 6 de agosto, na sede social da CDL, em Chapecó, está anunciando mais uma merecida homenagem. Será para o jornalista Mário Medaglia, que há 50 anos milita na imprensa esportiva, quase todo o tempo em SC, onde firmou a imagem de um profissional profundamente ético, que verdadeiramente o é.
Juízes
Repugna e revolta publicação, ontem, acerca de juízes que driblam o Congresso Nacional, garantem vantagens no Conselho Nacional de Justiça e buscam mais e mais privilégios, além do que a categoria já tem. Só eles, por exemplo, têm “direito” a 60 dias de férias anuais.
Correção
A coluna cometeu um erro na nota publicada ontem, 25, sobre o lançamento do livro “Cartas Catarinenses”, do jornalista Luiz Henrique Tancredo. Não será hoje, terça-feira, como equivocadamente informado, mas sim na quinta-feira, 28, das 17 às 21 horas, no Armazém Rita Maria, em Florianópolis. Desculpas a todos. A propósito, nas mais de 80 cartas, há 15 especiais, que abrem o livro, de linguagem magistral. Foram escritas pelo maior poeta simbolista brasileiro, o catarinense Cruz e Souza, para alguns amigos e intelectuais da época, como Virgílio Várzea, Germano Wendhausen e Horácio Carvalho, entre outros.
Assalto
A Unidade Estadual de Direito Bancário, do TJ-SC, reconheceu a abusividade das taxas anuais de juros cobradas por uma instituição financeira (não a nominou) em 27 contratos celebrados com uma cliente. Foi de inacreditáveis 987,22%, quando a média máxima do Banco Central no período contratado foi de 134,98%.