Foto de Bolsonaro com criança fardada e com arma gera polêmica e manifesto da ONU
Fora Quem ainda nutre alguma simpatia por Bolsonaro e for pacifista, desiste de vez. A última do capitão – atitude que poderia ser totalmente evitada se ele não fosse tão irresponsavelmente intrépido e tivesse um mínimo de bom aconselhamento – foi posar para uma foto com uma criança fardada e ele mirando um fuzil de […]
Fora
Quem ainda nutre alguma simpatia por Bolsonaro e for pacifista, desiste de vez. A última do capitão – atitude que poderia ser totalmente evitada se ele não fosse tão irresponsavelmente intrépido e tivesse um mínimo de bom aconselhamento – foi posar para uma foto com uma criança fardada e ele mirando um fuzil de brinquedo. A atenta oposição levou o ocorrido ao comitê da Organização das Nações Unidas (ONU), que emitiu nota condenatória.
Repúdio feminino
A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, órgão representativo da bancada feminina, divulgou nota pública para repudiar a decisão do TJ-SC, alegando “falta de provas”, em absolver o réu André Camargo Aranha no caso de estupro da modelo Mari Ferrer. A nota afirma que é “inadmissível que se possa aceitar como argumento a ‘coisificação’ do corpo da mulher, com ardis artifícios que não devem prosperar em uma sociedade que se pretende plural e igualitária”. Diz ainda que “o julgamento é pernicioso, parcial e envergonha o Brasil no cenário nacional e internacional, principalmente pela naturalização do estupro de todos os vulneráveis (crianças, pessoas com deficiência, pessoas idosas ou sem o discernimento necessário), abrindo precedente nefasto e condenável na pauta da luta da violência contra a mulher no Brasil”.
Propaganda política
O Senado começou a analisar projeto do senador Jorginho Mello (PL-SC) que retoma a propaganda partidária gratuita em rádio e televisão, condicionada ao cumprimento da cláusula de desempenho, calculada pelo número de deputados federais eleitos nas eleições anteriores. Seja o que for, tal propaganda, porque custa alguns bilhões ao contribuinte que a banca, tem enojado quem vê e ouve. Resultado da péssima credibilidade de nossa classe política, que está no rés-do-chão.
Capital da Pesca
A Comissão de Educação do Senado aprovou quinta-feira projeto que concede à Itajaí o título de Capital Nacional da Pesca. De autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC), agora segue para análise da Câmara dos Deputados. Estudos históricos revelam que a vocação para a pesca em Itajaí surgiu ainda no Brasil Colônia, por volta de 1820, quando D. João VI mandou trazer famílias de tradicionais pescadores portugueses da cidade de Ericeira para colonizar o litoral catarinense.
Plural
Pelo menos 12 cursos de graduação da UFSC oferecem disciplinas que abordam em seus conteúdos questões de gênero, feminismos e racismo, entre outros. Para o segundo semestre de 2021, que começa dia 25, são 34 disciplinas relacionadas à diversidade.
De olho
Mais uma ameaça rechaçada contra o Sistema S, um alvo permanente de cobiça dos maus políticos, porque realmente faz algo de bom, pelo menos em SC. Semana passada, na Câmara dos Deputados, foi rejeitado projeto de lei propondo que a contribuição das empresas fosse facultativa e limitada a 1% da remuneração dos empregados.
Ataque
A deputada federal Geovânia de Sá, que é evangélica e preside o diretório estadual do PSDB em SC, foi alvo de ataque e ofensas feitas pelo pastor Valdir Paulino, liderança da igreja Assembleia de Deus no Estado, em vídeo gravado dia 1º e postado em rede social. Nele, ele diz que não aceita o apoio dela ao pré-candidato a presidente, Eduardo Leite, assumidamente gay, e que ela deve “pedir perdão”. A repercussão agora é nacional: a Frente Parlamentar Evangélica da Câmara dos Deputados reagiu em apoio a deputada catarinense.
Básico
Quando se lê, ouve ou vê que um nome “terrivelmente evangélico” pode assumir o importante cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, como é o caso do advogado André Mendonça, sobram arrepios. Não precisa ser mais ou menos isso e aquilo em termos religiosos: basta apenas ser simplesmente cristão.
Rapidez
Em 2020 a Justiça do Trabalho de SC (TRT-12) registrou o menor tempo de tramitação de processos na fase de conhecimento, intervalo entre a propositura da ação até a decisão do juiz de primeiro grau, conforme o Relatório Justiça em Números 2021. Foi de oito meses. Na outra ponta ficou o TRT do Espírito Santo, com inacreditáveis 3 anos e um mês.
Cor dos olhos
Foi assunto, principalmente em Corupá, sua terra natal, sábado, o que fez sua mais ilustre conterrânea, a bela e sobretudo talentosa atriz Bruna Linzmeyer: apareceu para os milhares de fãs no Instagram com lentes castanhas sobrepostas a aqueles azuis faiscantes que tanto a embelezam.