Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Gabinetes de senadores catarinenses estão entre os que menos têm funcionários

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Gabinetes de senadores catarinenses estão entre os que menos têm funcionários

Raul Sartori

Entorno
Cada um dos 81 senadores da República dispõe de R$ 265.120 mensais para contratar funcionários para seus gabinetes e escritórios de apoio no Congresso e nos respectivos Estados. Um ranking, feito pelo portal da revista Veja, põe Eduardo Gomes (PL-TO) na liderança, com 83 servidores. Os três senadores de SC – Jorge Seif, Ivete da Silveira e Esperidião Amin – estão na parte debaixo do ranking, com 28, 38 e 39, respectivamente.

Mato sem cachorro
Em mais um capítulo da mais que enjoada novela de egos e vaidades para liberar-não-liberar as obras da nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, o Tribunal Regional Federal de Porto Alegre autorizou a retomada, sexta-feira, mais uma vez. Na decisão, o desembargador Victor Luiz dos Santos Laus, faz uma observação espantosa. Destacou que a nota técnica utilizada como fundamento no 1º grau “constitui-se em documento apócrifo, no qual sequer há indicação do responsável pela sua elaboração, sendo, portanto, desprovido de validade jurídica” (!?). Por aí se pode avaliar o nível atual de algumas instâncias de nossa justiça, a Federal, no caso. Um mato sem cachorro. Socorro!

Caminhos da Neve
O Diário Oficial da União de sexta-feira publicou a lei federal 14.587/22, que cria o Roteiro Turístico Caminhos da Neve em SC e Rio Grande do Sul. A rota, que agora pode receber apoio direto de programas federais voltados à regionalização turística, estimula o turismo em 12 cidades catarinenses e 10 gaúchas, tendo a rodovia BR-438, com 161 quilômetros, como eixo central. O roteiro é baseado na incidência de neve no inverno e também no ecoturismo.

Moralidade
Foi numa praia de SC e sob um guarda-sol – não foi informada qual – que dois vereadores de Jataizinho, no Paraná, votaram, por videochamada, em projeto de aumento de seus próprios salários. O Ministério Público achou que isso atentou contra a moralidade e em ação civil pública está pedindo que paguem uma indenização de R$ 50 mil cada um por danos morais coletivos. É pouco, pelo cinismo.

Escolas-militares
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados faz audiência pública, hoje, para discutir o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, por meio do qual a gestão de escolas públicas de ensino fundamental e médio passa a ser compartilhada entre educadores e militares, das Forças Armadas e polícias. O deputado Pedro Uczai (PT-SC), que pediu a realização do debate, questiona essa gestão compartilhada.

Pequenos gestos
Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho. Do ano 2000 até 2022, 85.853 mulheres foram doadoras de 176.898 litros de leite humano em SC. Leite que é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos por causas evitáveis.

Celebridade 1
“No futuro, todos terão seus 15 minutos de fama”, afirmou certa vez o célebre cineasta e pintor americano Andy Warhol. Ali se encaixa, no presente, Caroline Werner, de 36 anos, a mulher que foi detida no penúltimo sábado por guardas municipais em Balneário Camboriú enquanto caminhava de topless. Agora se sabe que é modelo e dona de uma marca de biquínis fundada em 2015. Tem quase 30 mil seguidores no Instagram. Pergunta que não quer calar: será que receberá convite para posar nua?

Celebridade 2
A propósito, a Câmara dos Deputados analisa um projeto de lei de 2022 que libera oficialmente o topless no Brasil. A proposta, do deputado Paulo Ramos (PDT-RJ), altera o Código Penal para deixar de considerar ato obsceno a exposição do corpo acima da cintura em qualquer ambiente público — especialmente praias, margens de rios e piscinas.

Abuso sexual
Quinta-feira, 18, foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cujos números de casos são alarmantes em SC. Entre janeiro 2019 e maio de 2023 foram registrados 21,4 mil crimes de violência sexual contra pessoas vulneráveis no Estado, 85,91% cometidos contra vítimas do sexo feminino. Os registros de ocorrência ainda mostram que as meninas entre 10 e 18 anos são as mais acometidas por esses crimes (47,5% dos casos), que em geral acontecem na parte da tarde, entre as 12 horas e as 17h59m. O perfil dos agressores também chama atenção, já que em 97% dos registros o autor se trata de um homem e em 43% das ocasiões ele têm entre 25 e 50 anos de idade.


Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo