Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Indicação de bolsonarista para comando da FCC vira galhofa no setor cultural de SC

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Indicação de bolsonarista para comando da FCC vira galhofa no setor cultural de SC

Raul Sartori

Galhofa
A indicação de Rafael Nogueira para o comando da cultura no governo estadual virou motivo de pilhéria. O conhecido e premiado escritor Amilcar Neves propõe trazer o agora notório desempregado Daniel Silveira, com tornozeleira, para dirigir a Biblioteca Pública de SC. O ex-deputado federal, preso novamente por ordem do “Supremo” Alexandre de Moraes, tem entre suas condecorações a “Medalha do Livro”, da Biblioteca Nacional, que Nogueira chefiou até pouco tempo atrás.

Saudação nazista
Este espaço é do tempo em que, no colegial, se fazia uma homenagem à bandeira toda semana, na segunda-feira. Todas as turmas eram reunidas num amplo galpão coberto, em fila, menores à frente e maiores atrás, para a “saudação”, com o lábaro em seu mastro, no palco, visível a todos. Nas filas, quem estava atrás estendia o braço direito e colocava a ponta dos dedos, levemente, no ombro de quem estava à frente. Tudo em silêncio respeitoso. A atitude se perdeu no tempo e, como se viu em São Miguel do Oeste, há quem queria dizer, e até querer provar, que é uma “saudação nazista”.

Cirurgias eletivas 1
O governador Jorginho Mello e a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, apresentaram ontem o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas, com a corajosa e desafiadora meta de zerar, em até seis meses, a lista de espera por procedimentos cirúrgicos na rede pública de saúde do Estado. Há R$ 235 milhões de orçamento para isto até 2026.

Cirurgias eletivas 2
Estão na fila de espera para cirurgias eletivas 105 mil pessoas; para cirurgias oftalmológicas ambulatoriais, 4,7 mil; e aguardando consultas com a especialidade cirúrgica: 117 mil. Uma informação oficial surpreendente: a taxa de não comparecimento em consultas cirúrgicas alcança hoje espantosos 33,13%. Inaceitável e inexplicável!

Cirurgias eletivas 3
Este espaço testemunhou pessoalmente caso recente, em pequena prefeitura que, com muito esforço, recebeu completa equipe especializada de médicos e paramédicos para mutirão de cirurgias de catarata. Tudo com cadastro prévio e atendimento gratuito para 90 pessoas “carentes”, todas elas alertadas, dias antes, de datas, horários e local. E a surpresa: 27 não compareceram e nem deram nenhuma satisfação.

Nossos valores
“Se queres ser universal comece por pintar a tua aldeia”, disse, em frase autoexplicável, que se tornou célebre, o grande escritor russo Leon Tolstoi, que certamente não foi captada na UFSC, que já listou as obras literárias indicadas no programa de literatura brasileira de seu vestibular de 2024. Na relação, ao contrário do que sempre fazia, com pelo menos um nome, não há nenhum da literatura catarinense. Pelo contrário, estão lá ilustres desconhecidos. Paulistas, gaúchos, cariocas…

Apelo
Mais cedo ou mais tarde, o governador Jorginho Mello, já preocupado com os recursos para bancar o programa Faculdade Gratuita, uma das principais promessas de sua campanha, vai apelar aos “empresários abastados” de SC para que compareçam e paguem parte da fatura. A conferir.

Midas
Pelos dados iniciais de operação feita ontem, envolvendo autoridades municipais e empresários da construção civil de Governador Celso Ramos, o extraordinário crescimento da construção civil no município nos últimos anos não foi impulsionado pelo toque de Midas. Foi na base da corrupção. Ampla, geral e irrestrita.

Improvisação
O cenário na Esplanada dos Ministérios, passado mais de um mês do início do novo governo, tem ainda a marca da improvisação e do vazio. No novo Ministério dos Esportes, por exemplo, com sua paciência germânica, a ministra Ana Moser tem apelado para seus funcionários usarem seu próprio computador, por enquanto.

Requião
O ex-senador Roberto Requião escolheu Balneário Camboriú, onde tem casa, para dar os retoques finais num livro autobiográfico e sua relação com o PT. O título será “Eu e o PT – Erros e Acertos”.

Ficha
Um levantamento do Portal360, publicado ontem, surpreende: nada mais nada menos que 12 ministros de Lula enfrentam processos na Justiça. Vão da condenação à prisão por improbidade à dívida de IPTU.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo