Infidelidade política: catarinenses deram ampla vantagem a Lula em 2002 e a Bolsonaro em 2018
Infidelidade política
Com base nos resultados das eleições em 5.562 municípios do país desde 2002 até 2018, o jornal “O Globo” elaborou um índice eleitoral que mostra a adesão de cada uma das cidades ao PT naquele tempo. SC comparece com Cocal do Sul, que em 2002 deu 74,9% dos votos válidos à sigla, com o candidato Lula. Em 2018 o candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, só obteve 8%. Outro dado: em 2002, sete dos 15 municípios em que a sigla de Lula, proporcionalmente, recebeu mais votos, estavam em SC. Há quatro anos, quando Bolsonaro venceu a eleição, os catarinenses deram ao presidente sua maior vantagem em todo o país.
Espetáculo
O ator Werner Schünemann, em parceria com a atriz lagunense Lise Souza, farão o papel de Giuseppe e Anita Garibaldi, respectivamente, na volta, após 18 anos e no formato original, do belo espetáculo teatral “Tomada de Laguna”, de 21 a 24 e setembro, nas docas do centro histórico da cidade.
Cumprir contrato
O jovem prefeito de Nova Trento, Tiago Dalsasso, mandou publicar na imprensa da cidade um inédito comunicado informando da notificação da Prefeitura a duas empresas responsáveis por pavimentações em dois bairros, feitas há menos de um ano e meio e que estão se deteriorando. Terão que ser refeitas, sob risco de serem acionadas judicialmente. Que sirva de exemplo a outros prefeitos.
Desmatamento
O Relatório Anual do Desmatamento (RAD) relativo a 2021, divulgado ontem, identificou aumento de 20% de área desmatada no país, em comparação com 2020. As lideranças ficaram com o Pará e Amazonas. Em apenas cinco houve redução: SC, Alagoas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Amapá.
Obscurantismo
A agora ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, quer sobrepor suas discutíveis convicções pessoais e religiosas às leis ao fazer representação contra os médicos catarinenses que realizaram o aborto na menina de 11 anos que ficou grávida depois de ter sido estuprada em Tijucas. Eles cumpriram a lei, que permite o aborto em tais casos. Ao que tanto criticaram a decisão, sugere-se que tentem, na sua imaginação, se pôr no lugar da menina, de seus pais ou responsáveis.
Maior onda
O título de maior onda do Brasil, oficiosamente atribuído à chamada “laje”, de Jaguaruna, está ameaçado. Cada vez mais surfistas agora estão achando que ele cabe a praia do Costa, em Vila Velha, no Espirito Santo, descoberta recentemente. A onda, chamada “avalanche” tem média de altura entre cinco e seis metros e há tratativas para fazer dele patrimônio natural do Estado.
Praia engordada
Está virando uma febre o engordamento de praias no litoral de SC. Uma das próximas será a de Itapoá, no extremo-norte do Estado, para gáudio dos frequentadores paranaenses, que tem uma costa sem grandes opções no verão.
Jubileu de ouro
As comemorações dos 50 anos de existência da Defesa Civil de SC só serão em 2023, mas desde já, por portaria, está nomeada uma comissão para elaborar, organizar e planejar atividades alusivas ao aniversário.
Vaquinha 1
Entristece ler, ver e ouvir o sofrimento do músico catarinense Airto Moreira, considerado o pai da percussão contemporânea, que junto com a esposa, Flora Purin, é alvo de vaquinhas visando financiar tratamento de sua saúde, abalada por forte pneumonia, em Curitiba, onde moram. Uma, criada pela promotora de eventos Teca Macedo, já arrecadou cerca de R$ 60 mil de uma meta de R$ 120 mil. A outra é americana, criada por Niura, filha de Flora de um primeiro casamento, que já tem U$ 14 mil de uma meta de U$ 150 mil.
Vaquinha 2
Alguém podem perguntar: onde botaram o dinheiro ganho? Flora responde: “O grosso do dinheiro que ganhamos na vida distribuímos entre amigos ao longo do tempo, sempre ajudando os outros. Moramos hoje em um lugar muito simples, muito diferente das mansões em Beveryl Hills, quando eu tinha limousine disponível 24 horas e ia jantar com o George Benson e o presidente da Warner. Tudo foi deslumbrante quando aconteceu, mas depois de dez anos fazendo aquilo percebi que não era dona de tudo isso. Eles investiram muito dinheiro e queriam que eu fosse uma diva”.
Morango inflacionário
Quem diria! O morango foi o item que apresentou maior aumento de preço mensal no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho, com alta de 13,30%. O indicador foi divulgado pelo IBGE. A apreciada fruta foi a que mais apresentou inflação no acumulado do ano, 106,81%.