+
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Raul Sartori: joinvilenses falharam na escolha dos vereadores em 2020

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Raul Sartori: joinvilenses falharam na escolha dos vereadores em 2020

Raul Sartori

Escolhas
Se em 2020 os joinvilenses acertaram na escolha do seu prefeito – Adriano Silva, do Novo, tanto que tem impressionantes 92% de avaliação positiva na mais recente pesquisa do Instituto Mapa – falhou na escola dos seus vereadores, especialmente os de oposição, que por quatro vezes já tentaram o impeachment do chefe do Executivo, com motivações risíveis.

Crime
Seis anos depois do início da Operação Ouvidos Moucos, da Política Federal, o Tribunal de Contas da União enviou comunicado para a UFSC informando que julgou improcedente e arquivou a representação que investigava o programa Universidade Aberta do Brasil (UBA) que, no final das contas, levou o então reitor Luiz Carlos Cancelier ao trágico suicídio. Pergunta que não quer calar: alguém – e leia-se Policia Federal e seus delegados, especialmente – vai ser chamado a responder por abuso de autoridade?

Solidariedade
Após interesse do Centrão pelo Ministério do Esporte, deputados e atletas lançaram sábado a hashtag #FicaAnaMoser nas redes sociais. Atletas notáveis já se solidarizaram, como a ex-nadadora Joanna Maranhão e a ex-jogadora de basquetebol Hortência Marcari.

Contorno
Hoje, às 14 horas, a Federação das Indústrias (Fiesc) apresentará estudo sobre o andamento das obras do Contorno Viário de Florianópolis, realizado diligentemente pelo engenheiro Ricardo Saporiti. A exposição será na sede da entidade, em Florianópolis. Há muita expectativa e até apostas de que, mais uma vez, a obra não será terminada no prazo (mais um), que seria dezembro deste ano. A conferir.

Cinco senadores
Além de Esperidião Amin, Jorge Seif e Ivete da Silveira, SC tem mais dois senadores da Republica, mas representando outros Estados. Um é Jaime Maximino Bagatoli, 62 anos, nascido em Presidente Getúlio, do PL de Rondônia. O outro nome é o da senadora Margareth Buzetti, do PSD de Mato Grosso, que assumiu no lugar de Carlos Fávero, ministro da Agricultura. Nasceu em Concórdia.

Caos tributário 1
Para se ter uma ideia do que é o cipoal de leis sobre tributos: nos atos do Executivo estadual publicados semana passada no Diário Oficial do Estado está um decreto que introduz mais uma alteração no Regulamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias em SC, instituído em dezembro de 1996. O espanto: a alteração tem o número 4.648.

Caos tributário 2
Conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, cada empresa brasileira tem de seguir cerca de 5 mil normas só para poder pagar seus impostos. Os custos com esse sistema chegam a R$ 207 bilhões por ano porque as empresas precisam manter pessoal, sistemas e equipamentos para pagar os impostos e acompanhar as modificações da legislação. Por isso é difícil ser contra a Reforma Tributária.

Aposentados
Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que SC tem hoje o segundo maior percentual de aposentados e pensionistas do Brasil. São 18,4% (cerca de 1,3 milhão) que recebem benefícios da previdência social.

Intercultural
Uma bela iniciativa da Unochapecó, de Chapecó, que poucos sabem: desde 2009 oferece o curso de licenciatura Intercultural Indígena, que já formou cerca de 300 estudantes indígenas. O diferencial é que os professores vão até as terras indígenas ministrar as aulas. Existem alunos indígenas também em outros cursos dentro da universidade, alguns com mestrado concluído. A demanda para as próximas turmas é de 300 alunos.

Outro tempo
Em rede social, o jornalista Carlos Tonet toca no delicado e dolorido assunto: as demissões de 800 pessoas na Artex e dispensas na Hering seguem como triste declínio da era das grandes têxteis de Blumenau, processo iniciado ao longo dos anos 1990. Tonet diz lembrar de abrir antigas edições da Maiores & Melhores, da revista Exame, e sempre encontrar entre as 10 maiores do país no setor têxtil, a Artex, Hering, Karsten, Sulfabril, Dudalina, Teka…

Para refletir
A Suprema Corte dos EUA declarou como inconstitucional a política de cotas raciais nas universidades do país. Em seu voto, o juiz-presidente, John Roberts, escreveu: “Por muito tempo, as universidades concluíram, erroneamente, que a pedra de toque da identidade de um indivíduo não são os desafios superados, as habilidades construídas ou as lições aprendidas, mas a cor de sua pele. Nossa história constitucional não tolera essa escolha”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo