Jorginho Mello pede na Justiça que foto antiga com Dilma seja apagada de site do MBL
Foto indesejada Na tentativa de ocultar antigas relações, o senador Jorginho Mello (PL-SC), candidato ao governo catarinense, foi à Justiça para tentar retirar uma fotografia publicada no site do Movimento Brasil Livre (MBL) em que ele aparece ao lado da ex-presidente Dilma (PT), informa o portal da revista Veja. A juíza eleitoral catarinense Ana Cristina […]
Foto indesejada
Na tentativa de ocultar antigas relações, o senador Jorginho Mello (PL-SC), candidato ao governo catarinense, foi à Justiça para tentar retirar uma fotografia publicada no site do Movimento Brasil Livre (MBL) em que ele aparece ao lado da ex-presidente Dilma (PT), informa o portal da revista Veja. A juíza eleitoral catarinense Ana Cristina da Rosa Grasso negou o pedido, por entender que não havia “plausibilidade jurídica”.
Ao contrário do que foi informado no título, Jorginho pede para que a foto seja apagada do site do MBL, e não do MDB.
Proibição
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) proibiu três candidatos a usar o sobrenome Bolsonaro nas urnas. Por analogia, o TRE de SC pode adotar o mesmo procedimento para o Dani Coletivo Juventude Lula, postulante a mandato coletivo pelo PT que envolve jovens que militam pela defesa dos direitos LGBTQIA+ e da população negra e indígena, e o candidato que se intitula Padre do Bolsonaro, do PL.
Paternidade fajuta
É ilimitada a criatividade dos vigaristas modernos. A Polícia Civil de SC prendeu um casal em Florianópolis, anteontem, que com documentos falsos firmava contratos de locação de imóveis para dar golpes. Eberson Martins Rosendo Júnior, 26 anos, se passava por Ronaldo Caiado Ramos Filho, filho do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que morreu em julho. Na casa de Eberson, outra surpresa: ele tinha uma identidade em nome do jogador de futebol Renan Carvalho Mota, que passou pelo Figueirense.
Estrela
Companhia de anos da estudante Isabela Yamamoto, o cãozinho Nikko, border collile, foi levado por ela em sua formatura em Medicina Veterinária na Unisul, em Tubarão, há dias. Em menos de uma semana, o vídeo que registra sua solene presença alcançou até agora mais de 8 milhões de visualizações nas redes sociais. Passou a cerimônia toda ao seu lado, quietinho, desde a subida ao palco, até a entrega do canudo.
Antidemocrático
O senador Esperidião Amin (PP-SC) manifestou temor pelas consequências que podem advir do inquérito 4781, em tramitação no STF desde 2019, com o objetivo de apurar denúncias de promoção de atos antidemocráticos. Para ele, o inquérito em si é inconstitucional e, portanto, uma agressão ao Estado Democrático de Direito, porque foi aberto com base apenas no regimento interno do STF, e tendo sido o ministro Alexandre de Moraes escolhido relator, sem que houvesse o sorteio para tanto. Questiona também o fato de Moraes ter determinado operações tendo como alvo empresários que “supostamente” estariam financiando atos contra a democracia. Boa parte dos analistas políticos honestos dizem que o “supremo” se deu um tiro no pé.
Vai ou racha
Um inquérito civil aberto há 13 anos agora virou ação civil pública do Ministério Público Federal para obrigar a UFSC) a executar obras de acessibilidade arquitetônica em todas as edificações e rotas externas do seu campus em Florianópolis. O curioso é que a instituição, antes da presente ação, arrogantemente negou-se a assinar Termo de Ajustamento de Conduta visando a realização das obras e adequações.
Liberalidade
Nem de brincadeira se pode aceitar tanta liberalidade em relação ao nosso vernáculo, tão vilipendiado, quanto a que se deu a Universidade do Estado (Udesc) que em publicação recente fez convocação para uma “roda de egresses” e que “todes estão convidades”.
Sessão azul
Embora ainda não seja lei estadual, um projeto de lei de autoria do deputado Pepê Collaço (PP) está ganhando materialidade, e com imenso sucesso. Nesta semana cinemas de Tubarão e Laguna exibiram, em horário especial e sem cobrança de ingresso, sessões adaptadas para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista.
Surpresa
Quem acessasse, ontem, o site da sempre rancorosa e depressiva “Folha de S. Paulo” se assustaria com as destacadas notícias positivas. Mancheteou, lado a lado: “Economia do Brasil cresce 1,2% no segundo trimestre, acima do esperado”, “Consumo das famílias sobe 2,6% no segundo trimestre do ano”; e “Petrobras reduz preço da gasolina a distribuidoras em 7%”. Trocaram de editor-chefe?
Atrativo
Para quem for a Blumenau de agora em diante, um atrativo imperdível é o Museu da Cerveja, que será reaberto hoje, no belo Centro Histórico da cidade, no número 160 da Rua XV de Novembro. Em oito ambientes é possível conhecer desde os ingredientes necessários para a produção de cerveja e os processos, até histórias que mostram a história que consagrou Blumenau como a capital brasileira da bebida.