+
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Líderes políticos catarinenses que participaram de invasão em Brasília são alvo de expurgo

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Líderes políticos catarinenses que participaram de invasão em Brasília são alvo de expurgo

Raul Sartori

Expurgo 1
Os atos de 8 de janeiro em Brasília estão provocando expurgos de líderes políticos que deles participaram. Um dos primeiros de SC a ir para a degola é o vereador do PDT Vanirto Conrad, filiado desde 1996, de São Miguel do Oeste, onde preside o Legislativo local. Será expulso do partido, conforme manifestação do presidente nacional da sigla e ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Expurgo 2
Coincidentemente, São Miguel do Oeste ganhou repercussão nacional em novembro do ano passado quando manifestantes bolsonaristas fizeram uma saudação semelhante ao “Sieg Heil” em um ato político local. O caso chegou a ser investigado pelo Ministério Público de SC que não identificou indício de prática, promoção, indução ou incitação à discriminação ou preconceito de raça.

Na vitrine 1
Balneário Camboriú está na vitrine e, assim, sujeita a pedradas. E que pedradas! Uma delas está sendo arremessada pelo jornalista João Lara Mesquita, do “Estadão”, que assina extenso artigo sobre a poluição nas praias brasileiras. Dedica um bom espaço para dar estocadas em BC. O texto começa assim: “A mais frequentada por ricos inconsequentes é também conhecida como uma aberração no litoral. Ou seja, Balneário Camboriú, SC”.

Na vitrine 2
Noutro trecho cita um jornalista da “Folha de S. Paulo” que em reportagem recente definiu a cidade assim: “Balneário Camboriú, com sua mania de querer ser Dubai, é um retrato do modelo de desenvolvimento abraçado pela elite que mandou erguer seus arranha-céus. Uma classe ignorante, predatória e jeca até o último fio de cabelo (aquele que Luciano Hang perdeu há tempos)”. Cá entre nós: não há uma boa dose de despeito paulista e paulistano nisso?

Escanteio
Não são apenas os maiores clubes de futebol de SC que não publicam os valores de seus patrocínios – que alguns dizem ser “milionários” , para a temporada deste ano – mas também quem deveria dar o bom exemplo de transparência: a Federação Catarinense de Futebol, que acaba de assinar patrocínio máster do campeonato estadual com uma rede atacadista. O valor é segredo.

Desembarque
A bancada do Cidadania na Câmara dos Deputados está prestes a deixar de fazer parte da base de Lula. A única representante de SC no partido é a deputada federal reeleita Carmen Zanotto, que agora é secretária de Estado da Saúde.

Estraga prazer
No que o uso da praia e da orla do Mar Grosso, em Laguna, para a realização de eventos diversos neste ano, até fevereiro, gerando centenas de empregos, poderia causar danos ambientais, como a mortandade de animais marinhos? Pois foi com tal alegação, típica de ecochatos, sem nenhuma comprovação razoável, que a Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) queriam a interdição. Mas a Justiça Federal negou.

Educação desleixada
A prefeitura de Armazém, no sul de SC, montou um edital de processo seletivo permitindo a inscrição de professor de educação física sem registro no seu órgão de classe. Decisão judicial ordenou a alteração. O Conselho Regional de Educação Física viu no ato a intenção do município contratar “estagiários”.

Beto Carrero
Em todo mundo os principais parques temáticos prometem grandes novidades a partir deste ano, de pós-pandemia. O catarinense Beto Carrero World vai apresentar ao público a Nerf Mania, nova área temática inspirada nos brinquedos (pistolas) que atiram água, no segundo semestre. Será a primeira deste tipo no mundo.

Dupla
Apesar de estarem em partidos diferentes, as atuantes deputadas estaduais Paulinha (Podemos) e Luciane Carminatti (PT), são amigas extremadas, que sabem do desafio a enfrentar a partir da próxima legislatura, uma vez que a bancada feminina, que tinha quatro mulheres na atual (a maior da história do parlamento) minguou e se reduziu às duas a partir de 1º de fevereiro.

Adeus
A Globo anunciou ontem o encerramento do contrato com a linda atriz catarinense Bruna Linzmeyer, depois de 12 anos na casa. A emissora propôs mais dois anos de vínculo, mas Bruna quer dar prioridade a um sonho maior: fazer cinema. Que tenha boa sorte. O principal ela tem de sobra: talento.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo