Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Lista com nomes de empresários catarinenses acusados de financiar manifestações ainda é um mistério

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Lista com nomes de empresários catarinenses acusados de financiar manifestações ainda é um mistério

Raul Sartori

Quem é quem?
Há muita curiosidade sobre, mas só o Ministério Público de SC, que entregou a lista ao Tribunal Superior Eleitoral – sabe quem são os 12 empresários até agora identificados que deram dinheiro para financiar os custosos bloqueios de rodovias e manifestações antidemocráticas em várias cidades do Estado depois do resultado das urnas da eleição do dia 30.

Família
Foi julgada no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, ação envolvendo duas herdeiras do fundador da Sadia, Atilio Fontana. Perderam. Pediam bilionária indenização com base na teoria da perda de uma chance, em razão da dificuldade para obter elementos de prova a tempo de impugnar supostas doações inoficiosas de ações – realizadas décadas atrás – que teriam favorecido seus irmãos unilaterais.

Fúria
A quase totalidade dos 40 mil habitantes de São Miguel do Oeste estão furiosa com a vereadora petista Maria Tereza Capra, que até teve que deixar a cidade temporariamente, por ter sido autora de postagem em rede social inferindo que era (e não era) nazista um gesto dos participantes de uma manifestação, semana passada, enquanto cantavam o Hino Nacional. Deveria, pelo menos, pedir desculpas.

Recado
Um novo PT está surgindo das urnas em SC. A deputada estadual Luciane Carminatti propôs abrir o diálogo com o governador eleito, Jorginho Mello (PL). Foi à tribuna para dizer que a maioria decidiu por um candidato que não foi o seu, mas que respeita a decisão das urnas, sem bloquear rodovias, não distribuir notícias falsas e nem pedir ditadura militar.

Casa de ferreiro….
Coisas que não se entendem: SC é um estado líder nacional na produção de carne suína, mas o segmento está em crise, afetado pelo cenário econômico atual e pelo aumento no preço da ração. Uma das saídas seria estimular mais o consumo de carne de porco na alimentação, incluindo as escolas, o que não acontece. Muitas oferecem a condenada salsicha.

Copa
A menos de 15 dias para o início da Copa do Mundo, no Catar, o Observatório Fiesc apurou que neste ano SC exportou apenas US$ 16,8 milhões para a Suíça, Sérvia e Camarões, que a seleção do Brasileira vai enfrentar na primeira fase da competição. Mas está com superávit, já que importou US$ 84 milhões em produtos.

Envelhecimento
Foi lançada a Política Estadual de Educação para o Envelhecimento. O objetivo é inserir a temática e promover reflexões sobre o envelhecimento no dia a dia das mais de mil escolas da rede estadual de SC, primeiro estado no país a desenvolver tal iniciativa. Treze importantes entidades participaram de sua elaboração.

Corrida de cães
Conseguiu-se, praticamente, banir as famigeradas farra do boi, puxada de cavalos e brigas de galos e passarinhos (curiós e canários) em SC. Mas eis que agora surgem, clandestinas, as corridas de cães. Numa das primeiras, flagradas pela PM, seus responsáveis vão pagar caro. O TJ-SC determinou que prossiga uma ação civil pública contra quatro homens que promoviam uma competição, no sul do Estado. Escaparão da prisão, mas não de indenização por danos morais coletivos. Detalhe: para dar tudo de si na disputa, os cães recebiam anabolizantes.

Prêmio contestado
A deputada federal bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC) ficou furiosa com a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, da qual faz parte, após esta aprovar, anteontem, um prêmio para o ministro “supremo” Alexandre de Moraes, pelo seu trabalho à frente do Tribunal Superior Eleitoral durante as eleições deste ano. Nos ataques, lembrou que ele derrubou muitas contas de aliados nas redes sociais.

Destaque nacional
A Junior Achievement de SC, entidade internacional que incute nos jovens de escolas públicas e privadas noções de empreendedorismo, emprego e finanças pessoais, teve papel determinante junto ao Senai Nacional para desenvolver o Grand Prix Senai de Inovação, recém-finalizado. Foram cerca de 6.500 jovens, divididos em 1.700 equipes em todo o país, por meio de uma das metodologias da Junior Achievement, o Innovation Camp, onde os alunos trabalharam em cinco desafios simultaneamente, em busca de soluções para empresas parceiras.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo