+
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Municípios pressionarão governo para continuidade de repasses do Plano 1000

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Municípios pressionarão governo para continuidade de repasses do Plano 1000

Raul Sartori

Pressão municipalista
Tende a ser contundente e barulhenta a audiência pública, dia 30, às 11 horas, na Assembleia Legislativa, para a qual foram convidados todos os 295 prefeitos de SC, para tratar da suspensão do pagamento de convênios com os municípios firmados pelo governador Carlos Moisés e que Jorginho Mello não quer continuar.

Corrupção 1
Vai aparecendo com nitidez, na peneira de ramificações da corrupção a partir da Operação Mensageiro, qual o foco que o Ministério Público poderá atacar proximamente e que, segundo aquele passarinho, vai causar tremores. Ele atende pelo nome de cooperativas de eletrificação rural.

Corrupção 2
Coincidência ou não, está para ser formalizada na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar de Apoio às Cooperativas de Energia Elétrica de SC.

Contaminação
Não causa tanta perplexidade – diante dos exemplos lá de cima – a decisão do Tribunal de Justiça do Estado em afastar o juiz Tiago Fachin, com atuação em Rio do Sul, preso em Joinville em operação contra tráfico feita pelo eficientíssimo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado.

Atraso
Cinco meses após sua posse, Lula ainda não nomeou 13 dos 27 novos superintendentes estaduais de Saúde, vinculados ao Ministério da Saúde. Cargos muito cobiçados, por sinal, mas que em SC não se fez tanto alarde assim. O odontólogo e doutor em saúde pública Sylvio da Costa Júnior foi o escolhido. É presidente do sindicato estadual da categoria.

Briga em casa
O personalismo do PT, onde cada um de seus membros acha que é referência de tudo o que ocorre à sua volta – ao mesmo tempo que é uma virtude, também atrapalha. Na votação do arcabouço fiscal, anteontem, 28 dos seus 68 deputados federais apresentaram uma declaração separada de voto, reiterando clara posição contrária. Dentre eles o catarinense Pedro Uczai.

Absurdo
Vergonhosa e deprimente a manifestação do senador Magno Malta (PL), agora denunciado ao Conselho de Ética do Senado e no Supremo Tribunal Federal, sobre o futebolista Vini Jr. Convocar associações de animais para defender os macacos?

Esperança
A decisão da Justiça de São Paulo, de permitir o acesso dos bares e restaurantes ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) sem a exigência do Cadastur, animou a Abrasel de SC. Sua presidente catarinense, Juliana Mota, não só espera que a medida atinja a todos os estados, como inspire os parlamentares na votação do Perse no Senado.

Dança de SC
O prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança – 2022, conduzido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), assegura 10 apresentações do espetáculo catarinense “Karma” que tem em cena Maria Claudia Reginato e Rodolfo Lorandi. A performance criada em 2015, que mescla danças de parceria, de salão e contemporâneas, volta a ser encenada em Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba, com a primeira agenda no próximo dia 31, às 18 horas, no Espaço 1 da Universidade do Estado (Udesc). Os ingressos são gratuitos.

Bom senso
Prevaleceu o bom senso na redação final de projeto de lei na Assembleia Legislativa determinando que a Secretaria de Estado da Educação capacite professores da rede estadual não só para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, como era no texto original, mas também dos indígenas, açorianos, alemães e italianos, conforme emenda acatada.

Responsabilidade
O Partido Liberal de SC vai acionar o Ministério Público do Estado para apurar a responsabilidade do jornal “Folha de S. Paulo” e da jornalista Giovana Madalosso, autora de absurdo texto em que associou ao nazismo o sobrenome Heil, exibido em letras brancas em telhados de casas alugadas em Urubici pelo corretor de imóveis Valmor Heil.

Fome
O governo estadual tem engatilhadas ações de combate à fome, mas enfrenta um problema. Dos 295 municípios no Estado, apenas oito têm o conselho municipal de combate à fome, que é a política pública voltada para tal finalidade.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo