X
X

Buscar

Museu do Mar deve reabrir em novembro em São Francisco do Sul

Museu do Mar A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), explica que o Museu Nacional do Mar, que administra em São Francisco do Sul, nunca esteve abandonado e que enquanto ficou fechado, devido à pandemia, recebeu manutenção no prédio e no acervo. Adianta que o processo de licitação para a reforma está em andamento e que […]

Museu do Mar
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), explica que o Museu Nacional do Mar, que administra em São Francisco do Sul, nunca esteve abandonado e que enquanto ficou fechado, devido à pandemia, recebeu manutenção no prédio e no acervo. Adianta que o processo de licitação para a reforma está em andamento e que a reabertura deve ocorrer em novembro, devendo funcionar durante todo o verão, quando historicamente recebe o maior número de visitantes de todo o ano. Um novo fechamento está previsto para março de 2022, para que ocorra a tão esperada obra no espaço, que deve ser a maior já feita desde sua inauguração, em 1993. Melhor assim.

Os tubarões de BC
Instalou-se um certo pânico na prefeitura de Balneário Camboriú com o aparecimento de tubarões na sua orla depois do alargamento da faixa de areia. Temia-se (e o receio ainda permanece) de que ecologistas de bar, passeata, gabinete refrigerado e ótimo salário pago pelo contribuinte, conseguissem, judicialmente, parar o serviço da draga até que se estudasse o que fazer. Exemplo não falta: uma organização internacional está tendo a proeza de manter suspensa, há mais de cinco anos, a observação embarcada de baleias em SC, único lugar no mundo onde existe tal vedação.

Contestado esquecido
Os gaúchos têm a sua Revolução Farroupilha, de que tanto se orgulham e comemoram. Os catarinenses têm a sua Guerra do Contestado, cujos 109 anos serão “lembrados” hoje. Sim, entre aspas, porque aqui a data passará em vão por não haver um mínimo esforço para preservar a memória deste impressionante e histórico conflito, inclusive nas escolas, onde é ignorado completamente ou entra lateralmente, como um intruso. Lamentável. Povo sem memória não tem história, não tem futuro.

Preconceito bolsonarista (1)
O intrépido deputado estadual Jessé Lopes (PSL) prometeu denunciar um psicólogo ao Conselho Regional de Psicologia por ter declarado, durante uma live e em tom irônico, que “tem horror de atender bolsonaristas” e que como “todo dia tem bolsonarista no meu divã virtual, a vontade é jogar pela janela”.

Preconceito bolsonarista (2)
A propósito, Lopes quer que o CRP-SC dê ao psicólogo o mesmo tratamento deferido à psicóloga Patricia Teixeira, que teve seu registro cassado – e recuperado judicialmente – por conta de processo disciplinar onde foi acusada de violar o Código de Ética após aparecer em um vídeo, gravado em 2015, falando contra a ideologia de gênero e em defesa da família tradicional.

Representatividade
Com pré-candidatos em cargos na diretoria e ao Conselho Federal que representam lideranças da advocacia de todas as regiões do Estado, em uma composição de representatividade inédita, a chapa de Claudia Prudêncio à presidência da OAB-SC e Rafael Horn à diretoria da OAB Nacional será registrada e oficialmente lançada nesta sexta-feira, às 16 horas. O ato será acompanhado por advogados de todo o estado, que logo após o registro se reunirão em espaço ao lado da sede da OAB-SC.

Mulher-Cidadã
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados entrega hoje o diploma “Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós”. Entre as cinco agraciadas está a desembargadora e atual Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do TJ-SC, Salete Sommariva, que tem feito um trabalho notável em projetos e campanhas voltados à conscientização, à educação e ao esclarecimento da sociedade quanto à prevenção e ao combate à violência doméstica e de gênero.

Ética para os outros
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) pode ter muitos defeitos, mas tem o mérito de “tocar a pauta”, isto é, levar o plenário a decidir sobre temas que “dormem” há anos. Quanto às mudanças na composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), acerta na proposta de fixar prazo de 120 dias para que os procuradores criem o seu Código de Ética. O inacreditável é saber que o MP é a única entidade do Brasil, que fiscaliza (e não raro abusa; este espaço já foi vítima duas vezes de sua arbitrariedade) todo mundo, a não tê-lo.

Doenças equiparadas
Se o governador Carlos Moises sancionar, SC se igualará a outros estados numa medida importante: a equiparação dos doentes renais crônicos às pessoas com deficiência orgânica renal crônica, com transplante renal, insuficiência renal crônica, lesão renal progressiva e irreversível da função dos rins em sua fase mais avançada. Assim, conforme projeto de autoria do deputado Coronel Mocellin, passarão a ter os direitos previstos na lei 17.292/2017, que trata da consolidação da legislação estadual sobre os direitos das pessoas com deficiência.