X
X

Buscar

Na Câmara dos Deputados, vereadora de Joinville discute onda de violência contra legisladores

Vereadores ameaçados Homossexual e feminista, a vereadora de Florianópolis Carla Ayres participou quarta-feira de audiência pública na Câmara dos Deputados onde se discutiu a crescente onda de violência contra legisladores municipais. Pediu que o Congresso notifique as câmaras municipais sobre os ataques e aprove projeto de lei que criminalize a violência política de gênero. Outra […]

Vereadores ameaçados
Homossexual e feminista, a vereadora de Florianópolis Carla Ayres participou quarta-feira de audiência pública na Câmara dos Deputados onde se discutiu a crescente onda de violência contra legisladores municipais. Pediu que o Congresso notifique as câmaras municipais sobre os ataques e aprove projeto de lei que criminalize a violência política de gênero. Outra participante foi a primeira mulher negra eleita para a Câmara dos Vereadores de Joinville. Ana Lúcia chamou atenção para o impacto da violência política na saúde mental dos agredidos. Citou pesquisa do Instituto Marielle Franco mostrando que oito em cada 10 mulheres negras que concorreram às eleições em 2020 sofreram violência virtual, como o recebimento de mensagens machistas e racistas.

Motociata maior
A “motociata” de Bolsonaro em São Paulo, na qual esperava adesão de 100 mil motociclistas, não passou de 6.661 veículos, conforme aferição nos sistemas de pedágio da rodovia percorrida. Mas o que se vê nas redes sociais é uma espécie de campanha bolsonarista para que as duas programadas em SC, com a participação do presidente, dias 26 deste mês Chapecó e 16 de agosto em Florianópolis, sejam realmente recordes no país. Seja o que for, haverá mídia, positiva e negativa, para o inquilino do Palácio do Planalto.

Tensão
O senador Jorginho Mello (PL-SC) ficou furioso com a decisão da maioria oposicionista da CPI da Pandemia de barrar a convocação do ex-ministro petista Carlos Gabas. Diretor do Consórcio Nordeste, formado para importar vacinas contra a covid-19, Gabas é acusado de comprar respiradores, a um custo de R$ 50 milhões para vários estados, mas não entregues.

Transparência
O governo Carlos Moisés deve lançar até o final do mês a plataforma Projeta SC, ferramenta que vai permitir o monitoramento, em tempo real, das principais ações governamentais. O planejamento, a execução e a conclusão dos projetos distribuídos por SC poderá ser acessado e acompanhado por qualquer cidadão.

Inconteste
Auditoria inédita feita pela OAB-SC comprovou a integridade total e absoluta dos resultados divulgados pela Justiça Eleitoral sobre as eleições de Petrolândia, no último domingo. Mais uma prova da segurança das urnas eletrônicas e que a volta do voto impresso é um retrocesso. O presidente do TRE-SC, desembargador Fernando Carioni, que acompanhou tudo, tem a certeza de que o voto que cada eleitor deposita na urna é o voto que será apurado. A auditoria será levada ao TSE com a intenção de fazer da iniciativa um exemplo a ser seguido por outros Estados.

Combustível
O governo estadual está divulgando que o gás natural veicular (GNV) é o combustível mais econômico para os motoristas catarinenses desde 2001. Em maio o produto apresentou economia de 47% em relação à gasolina e de 58% quando comparado ao etanol. Nos últimos quatro anos, a frota catarinense ganhou quase 18 mil novos usuários, um crescimento de 16%.

Golpe
A modelo internacional Carol Trentini foi a inusitada participante, anteontem, de debate no Ministério Público de SC, que marcou o lançamento do Protocolo de Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa Idosa em Situação de Violência em SC. Online, relatou como foi o caso de violência que sua mãe, uma pessoa idosa, sofreu recentemente, após ser vítima de um golpe pela internet. Um criminoso se passou pela modelo, e enganou a senhora pelo aplicativo de mensagens e assim, conseguiu obter transferências de dinheiro de grande valor. Carol aproveitou o evento para levantar um questionamento sobre como a sociedade poderia proteger os idosos para garantir a liberdade de independência deles.

Incompreensível
É digno de um estudo científico – já que é incompreensível à luz da razoabilidade – o fato de apenas 35% da população alvo da vacina contra a gripe em SC ter sido vacinada até agora. Parece um desprezo pela vida. A desculpa pode ser a pandemia, mas nem tanto assim, já que a gripe e suas consequências – que leva à pneumonia, por exemplo – é responsável por muitas mortes, principalmente de idosos, e de milhões de faltas ao trabalho. Vacina existe, fornecida gratuitamente no serviço público de saúde. A procura é que, lamentavelmente, está muito baixa.

No ponto
Merval Pereira, analista político de “O Globo”, diz que está à procura daquilo que é o desejo de milhões de brasileiros que não são nem de esquerda e nem de direita: um candidato honesto e capaz de superar a polarização entre Bolsonaro e Lula.