Parque no Rio de Janeiro terá nome em homenagem à jornalista catarinense
Era mais
A grande maioria dos catarinenses ignorava que sua conterrânea, a jornalista criciumense Susana Naspolini, vítima do câncer, era uma celebridade de fato no Rio de Janeiro, onde fazia telejornalismo voltado a demandas das comunidades, principalmente as mais carentes. O reconhecimento já se nota: seu nome será dado a um novo parque municipal no bairro Realengo, na Zona Oeste da cidade, por decisão do prefeito Eduardo Paes.
Agronegócio
Oito das principais entidades do setor agropecuário catarinense (Faesc, Fetaesc, Ocesc, Fecoagro, Fecoerusc, Sindicarne, Acav e Sindileite) emitiram manifesto, ontem, de “preocupação com o atual momento político nacional”. Com palavras escolhidas a dedo e em cima do muro, faz apelo ao voto consciente e que se evite “paixões partidárias e ideológicas”.
Baleias 1
A região de Garopaba, Imbituba e Laguna está prestes a ganhar o reconhecimento internacional de sítio patrimônio das baleias, certificação concedida pela World Cetacean Alliance. A candidatura da região cumpriu recentemente todas as etapas obrigatórias e está oficialmente sendo avaliada.
Baleias 2
Se aprovada, será a primeira região da América Latina a receber a designação. Até o momento existem cinco em todo o mundo: na Austrália, arquipélago das Canárias, Califórnia (Estados Unidos), Porto Elizabeth e Bluff, na África do Sul. Com ela a região será vista como um exemplo para a indústria turística não só nacional, mas também de outras localidades do mundo onde há avistamento de cetáceos.
Marketing 1
Até o horário de entrega deste espaço aos editores, a Justiça Eleitoral e seu “supremo ministro”, Alexandre de Moraes, ainda não tinham mandado fechar (o homem é radical) o parque temático Beto Carrero World, em Penha, que numa promoção está dando desconto de 25% para quem passar por lá no próximo domingo, 30. Mas com três exigências: vestir vermelho, entrar antes das oito horas da manhã e só poder sair depois das 17 horas. Perguntar não ofende: o parque precisa fazer isso para se promover?
Marketing 2
No final da tarde chegou uma atualização: a Coligação Brasil da Esperança, da chapa Lula e Alckmin, entrou com uma notícia-crime junto à Procuradoria-Geral Eleitoral, apontando crime eleitoral na conduta do complexo de lazer.
80%
No comitê de campanha do senador Jorginho Mello (PL) a expectativa, incluindo a do próprio candidato a governador, é que Bolsonaro chegue a 80% dos votos válidos em SC neste domingo. Superaria, assim, em 4% os obtidos no segundo turno de 2018. A conferir.
Não! Não!
Quem não ouviu esse clamor, desde quarta-feira e que segue alto, quando ouviu falar na possibilidade do segundo turno da eleição presidencial ser adiada diante do alegado sumiço de cerca de 150 mil inserções da propaganda eleitoral de Bolsonaro nas rádios? Nunca em tempos recentes uma eleição cansou e estressou tanto.
Ativismo
O jornalismo desonesto da Folha de S. Paulo chegou ao seu clímax ontem através do colunista esportivo Juca Kfouri, que na falta de assuntos mais interessantes no futebol, sua especialidade, pediu votos para Lula no título do seu artigo. Descaradamente.
Sessão especial
O Senado fará sessão especial para comemorar o centenário de criação do Hospital Misericórdia Vila Itoupava, de Blumenau. A sessão será agendada.
Exemplo de tolerância 1
Em um concurso de desenhos promovido pela Controladoria-Geral do Estado em parceria com a Secretaria da Educação, as mais de 30 mil crianças do 1º a 5º ano do ensino fundamental tinham que neles expressar a importância de respeitar os colegas, independentemente de cor, raça e crença, por exemplo. Os primeiros lugares foram para alunos de Caçador, Curitibanos, Tubarão, Mafra e Capivari de Baixo.
Exemplo de tolerância 2
Esta é a 4ª edição do Prêmio Honestidade nas Escolas, que será entregue aos 15 vencedores no dia 5 de dezembro, em um evento com o governador Carlos Moisés, na Casa d’Agronômica.