Prefeitos de SC estão indignados com MP por recomendação de suspensão do Plano 1000
Quem manda Dezenas de prefeitos de SC estão indignados com o Ministério Público do Estado que recomendou ao governador Carlos Moises a suspensão de recursos às prefeituras para obras do Plano 1000. O que a maioria se pergunta é se tal “recomendação” cabe ao MPE ou a quem, aparentemente, de direito, Tribunal de Contas, que […]
Quem manda
Dezenas de prefeitos de SC estão indignados com o Ministério Público do Estado que recomendou ao governador Carlos Moises a suspensão de recursos às prefeituras para obras do Plano 1000. O que a maioria se pergunta é se tal “recomendação” cabe ao MPE ou a quem, aparentemente, de direito, Tribunal de Contas, que está caladinho.
Assédio eleitoral
O Ministério Público do Trabalho de SC contabiliza desde agosto passado, 313 denúncias de assédio eleitoral envolvendo 205 empresas industriais e comerciais, além de associações e federações de classe e sindicatos patronais. Um detalhe chama a atenção: boa parte aconteceu na região oeste do Estado.
Deboche
Ministros do Supremo Tribunal Federal deveriam ser exemplares. Lamentavelmente, não são. Seis deles – Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski – sabe-se com que diárias e custos para o otário contribuinte, estarão presentes, hoje e amanhã, no evento privado “Lide Brazil Conference”, para discutir,em Nova York, vários temas que tanto afligem os brasileiros. Acintoso.
Tricô
O deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC) teve uma boa conversa com o senador eleito do Paraná, o ex-juiz Sérgio Moro, quinta-feira, no Congresso Nacional. Os dois trabalharam juntos no combate à corrupção. Maldaner reafirmou ao ex-juiz sua firme posição de acabar com o odioso foro privilegiado, através da Proposta de Emenda Constitucional 247/2016, de sua autoria.
Ficha
O empresário bolsonarista Emílio Dalçoquio Neto, apontado como um dos líderes dos atos de fechamento das rodovias em Itajaí na penúltima semana – o que ele nega – tem seu nome fichado na Policia Federal há alguém tempo. Em junho de 2018 ele apareceu em inquérito do Ministério Público Federal em SC por seu envolvimento durante o movimento de paralisação dos caminhoneiros naquela época.
Demitido
O jornalista (e boa gente) Luís Ernesto Lacombe, que por alguns anos trabalhou em SC, procura emprego. Foi demitido da RedeTV! sexta-feira, onde estava desde 2020. Recentemente havia assumido o comando do “RedeTV! News”, principal jornal da RedeTV!.
Sem cruzeiros
Apesar de incontáveis reuniões, testes com um transatlântico e de um levantamento hidrográfico dos pontos para parada de cruzeiros em Florianópolis, ainda em 2018, um receptivo adequado junto a um trapiche para recebê-los, continua sem horizonte. Para Leandro Ferrari, presidente da Associação Náutica Brasileira (Acatmar) a solução seria a construção de um receptivo entre Jurere Internacional e Canasvieiras, os locais mais adequados para a chegada dos navios. “Infelizmente ainda estaremos ‘a ver navios’ passarem ao largo da Ilha, logo na temporada mais promissora para este segmento”, lamenta. Isso tudo ocorre na outrora chamada “Capital Turística do Mercosul”.
Fome
No Encontro Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado quinta-feira em Florianópolis, uma realidade nua e crua foi exibida e onde está a melhor renda per capita do país, dado que está prestes a ser divulgado: estão próximas de 900 mil as pessoas em SC (12% da população) que vivem em insegurança alimentar, fenômeno que ocorre quando um indivíduo não possui acesso físico, econômico e social a alimentos de forma a satisfazer as suas necessidades básicas.
O improvável
Muitos torcedores do Avaí não quiserem assistir o jogo do time, sábado, diante do festivo Flamengo, no Maracanã. Não queriam ver uma mais que esperada goleada. Mas eis que o impossível acontece: diante de 70 mil torcedores rubro-negros, ganha por 2 a 1! Como dizem na Ilha de SC: “Essa Avaí faz coisa!”
Pìntura e colecionismo
Nesta quinta, 17, às 19h30, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis, faz mais um dos quatro encontros públicos de seu plano educativo. O Instituto Conversa oferece a palestra “Pintura Brasileira Entre os Séculos 19 e 20: Uma Coleção de Histórias” com a pesquisadora e doutora Ana Cavalcanti, do Rio de Janeiro, que analisa a criação do século 19 e 20 à luz da Coleção Collaço Paulo. Em formato virtual, a palestra poderá ser acessada pelo Youtube, em https://www.youtube.com/@institutocollacopaulo.