X
X

Buscar

Prefeitura de Balneário Camboriú tenta entender motivos de público abaixo do esperado na Marcha para Jesus

Aquém A equipe do prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira (Podemos) está tentando entender o que houve. O público que compareceu na Marcha para Jesus, sábado, com Bolsonaro, oficialmente de 25 mil pessoas, foi muito aquém da expectativa inicial. Chegou-se a falar em um milhão de participantes. A politização do evento pode ser um […]

Aquém
A equipe do prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira (Podemos) está tentando entender o que houve. O público que compareceu na Marcha para Jesus, sábado, com Bolsonaro, oficialmente de 25 mil pessoas, foi muito aquém da expectativa inicial. Chegou-se a falar em um milhão de participantes. A politização do evento pode ser um dos motivos? Há muitas conjecturas.

Acenos
A advogada catarinense Ana Cristina Blasi, indicada, em lista tripla, à vaga de desembargadora no Tribunal Regional Federal-4 (Porto Alegre), foi às redes sociais deixar claro que é contra a decisão judicial que permitiu o aborto à menina de 11 anos, de Tijucas. A manifestação está sendo vista como um aceno aos bolsonaristas mais conservadores, que resistem à sua nomeação pelo presidente. Um dos principais motivos foi o fato dela ter integrado um ato a favor da vacina contra a covid-19 em 2021. Ana esteve na Marcha para Jesus, sábado, em Balneário Camboriú.

CPI
No rastro do caso da menina de Tijucas, a deputada estadual Ana Campagnolo (PL-SC), garante já ter 14 assinaturas para criar a CPI do Aborto na Assembleia Legislativa. Informado disso, sábado, em Balneário Camboriú, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o 02, deu-lhe total apoio à iniciativa.

Porta fechada
O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, nunca vai dizer em público o que ele exprime a seus correligionários mais próximos: aceitou prontamente ser coordenador da campanha pela reeleição do governador Carlos Moisés (Republicanos) na região sul catarinense porque a família Amin não lhe dá espaço nenhum que possa levá-lo a um voo um pouco mais alto no seu partido, o PP.

Quer paz
Sem concorrer a nenhum cargo eletivo neste ano, a ex-ministra e ex-senadora Ideli Salvatti foi chamada para uma missão especial nos últimos dias: tentar aparar arestas que ainda resistem entre o senador Dário Berger (PSB) e o ex-deputado federal Décio Lima (PT) para governador da frente de esquerda. Não está sendo fácil, mas tem se revelado muito hábil nas tratativas. Quer união acima de tudo.

Ação milionária
O Tribunal Regional Federal (TRF-4), de Porto Alegre, deferiu liminar suspendendo a cobrança de R$ 23 milhões pela Receita Federal a uma empresa de transporte coletivo de SC. Era referente à cobrança de 20% sobre a folha salarial, que desconsiderava o percentual já pago sobre o faturamento. Para o advogado tributarista Anderson Nazário trata-se de uma correção do Judiciário. Ele recomenda que todas as empresas com o mesmo benefício fiscal verifiquem seus pagamentos de janeiro dos últimos cinco anos, até o dia do vencimento, “para não serem surpreendidas com autuações milionárias”.

Ironia
Pela primeira vez uma rodovia federal está sendo recuperada, com uso de concreto e com recursos do Estado catarinense – como é a BR-163, no Extremo Oeste – e o Ministério dos Transportes informa, candidamente, que seu ministro está agendando uma visita de “vistoria” por estes dias.

Lista ampliada
Conforme projeto legislativo, SC poderá incluir na atual lista de deficiências físicas, as más-formações congênitas, como fissura labiopalatina e ou anomalias craniofaciais. Assim tais pessoas passariam a ter os mesmos direitos e benefícios sociais garantidos pela legislação estadual às pessoas com deficiência. Justo.

Descrédito
Bolsonaro tem suas razões quando bate forte em alguns ministros “supremos”. Percepção igual à de milhões de brasileiros. O portal Poder Data que o diga. Publicou ontem uma pesquisa em que assombrosos 41% avaliam negativamente o trabalho do Supremo Tribunal Federal, enquanto apenas 24% o consideram bom ou ótimo. Mas o que dizer da avaliação do Congresso? Só 9% dizem que o trabalho do Senado é bom ou ótimo; na Câmara, apenas 12%.

Absurdo
O buliçoso senador David Alcolumbre (União-AP) é o autor da incrível Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que está avançando no sinistro Centrão, permitindo que parlamentares ocupem cargos de embaixador sem ter de renunciar ao mandato. Já tem o apoio explícito de 27 senadores. A intenção é aprovar a mudança antes do recesso parlamentar e das eleições. Se passar, 185 cargos do serviço exterior viram mercadoria, simplesmente.