Primeira pesquisa eleitoral para o governo de SC e Senado será divulgada nesta semana
Expectativa imensa
Dá para imaginar a imensa expectativa da classe política catarinense com anunciada divulgação, quinta-feira, da primeira pesquisa eleitoral para o Governo de SC e Senado. O questionário foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral dia 18 pelo instituto Ibop, com sede em São José, na região metropolitana de Florianópolis, em funcionamento há três meses. Seu nome é quase igual ao antigo Ibope, que hoje se chama Ipec. Há quem diga que a inexperiência e uma suposta falta de estrutura, podem colocar em dúvida a qualidade da pesquisa. A conferir.
Câmera avaliada (1)
Publicou-se ontem uma avaliação da Universidade de Warwick, da Inglaterra, apontando que o uso de câmera corporal em policiais de SC fez com que a taxa de mortes em confronto com as polícias civil e militar caísse 19,6% em 2021, em comparação com o ano anterior. Também caiu a letalidade – morte por 100 mil habitantes – de 1,19 em 2020 para 0,95 no ano passado. Houve 21 óbitos a menos. Para a PM, a queda está relacionada ao uso de 2.245 câmeras corporais desde julho de 2019.
Câmera avaliada (2)
No Estado, atualmente, em todos os turnos operacionais, pelo menos um dos dois policiais de cada guarnição está equipado com câmera. Nas ocorrências filmadas, houve redução do uso excessivo da força — como a queda de 56% no disparo de armas não letais e letais, de 12% na utilização de algemas e de 48% nas acusações de desacato. Em casos classificados como de baixo risco, interações violentas caíram a quase zero. Apontou ainda que os registros são 13% mais propensos a gerar um encaminhamento formal para a Polícia Civil, que investiga os crimes.
Pomerode acolhedora
É uma felicidade impar e inesquecível visitar uma cidade e ter bom acolhimento. Pois temos uma em SC. É Pomerode, eleita um dos cinco destinos mais acolhedores do Brasil em 2022, pelo site internacional Booking.com, onde as pessoas podem reservar acomodações para férias ou viagens. Por isso vai receber a premiação Traveller Review Awards 2022, em sua 10ª edição. A eleição se baseia em mais de 232 milhões de avaliações verificadas de viajantes reais.
PM trans
Acerca de nota, aqui, sobre sentença do Juizado Especial da Fazenda Pública de Florianópolis para reconhecer e fazer a alteração dos dados pessoais de uma sargento militar, a PMSC esclarece que o objeto da ação já havia sido resolvido. O cadastro da sargento, hoje lotada na 2º Companhia do 38º Batalhão, em Mafra, já consta com as devidas alterações, com identidade e gênero feminino. O último registro de alteração no seu cadastro foi em 19 de fevereiro de 2021. Desta forma, a PM reconhece a decisão, embora, de sua parte, já tivesse feito o determinado posteriormente.
Respaldo
A Federação das Indústrias de SC tornou público seu apoio a projeto do deputado federal Darci de Matos (MDB) que defende a aplicação do Código Florestal Brasileiro ao bioma Mata Atlântica. A entidade diz que a aprovação da proposta é fundamental para SC porque a aplicação da Lei da Mata Atlântica inviabiliza propriedades rurais, especialmente aquelas próximas dos cursos d’água. Detalhe: 90% do Estado é considerado como área de Mata Atlântica e não se aplica o Código Florestal na prática; só a lei da Mata Atlântica, que cria imensos problemas judiciais. Já há liminares que impedem o uso de áreas agricultáveis.
Presença feminina
Além de ter sido a primeira mulher eleita a tomar posse na presidência da OAB-SC, na noite de sexta-feira, a advogada Cláudia Prudêncio também deu posse na mesma data a 18 novas presidentes de subseções. É um número recorde de mulheres eleitas para comandar as representações da OAB no interior do Estado. Essa ascensão feminina na OAB também ocorreu no cenário nacional, onde pela primeira vez cinco advogadas foram eleitas para comandar seccionais estaduais. Duas delas prestigiaram a posse de Cláudia: Marilena Winter, do Paraná, e Daniela Borges, da Bahia.
Polivalente
Impressiona a performance do ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, em fazer política. Presidente do PSD, não é candidato a nada, mas ao mesmo tempo que quer emplacar Raimundo Colombo como governador de SC, no âmbito nacional negocia com Lula, Bolsonaro, com o governador gaúcho Eduardo Leite e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para apoiar um nome à presidência da República.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: