Projeto de lei veda pessoas que respondem por crimes sexuais a ocuparem cargos públicos em SC
Vedação Ainda vai dar muito o que falar um projeto de lei que começou a tramitar no Legislativo estadual: veda pessoas que respondam judicialmente por crimes de natureza sexual a ocupação de cargos, empregos e funções públicas que atendam público. Interesse argentino O Canal 26, de Buenos Aires, só de notícias, exibiu nesta quarta-feira, 24, […]
Vedação
Ainda vai dar muito o que falar um projeto de lei que começou a tramitar no Legislativo estadual: veda pessoas que respondam judicialmente por crimes de natureza sexual a ocupação de cargos, empregos e funções públicas que atendam público.
Interesse argentino
O Canal 26, de Buenos Aires, só de notícias, exibiu nesta quarta-feira, 24, longa reportagem, repetindo-a durante o dia, sobre a expansão da praia de Balneário Camboriú, onde se estimam que residam 9 mil argentinos. Ressaltou que a cidade catarinense se intitula a “Dubai brasileira” pela altura de seus edifícios.
Opostos
Através de postagens em redes sociais, o ex-governador Raimundo Colombo e o atual, Carlos Moisés, estão deixando cada vez mais claro o que um parece pensar do outro: a certeza de que vão se enfrentar nas urnas em 2022. Colombo tem ido à ofensiva, criticando Moisés, especialmente quanto às questões tributárias.
Repensando
Os espaços de análises políticas de SC (que não inclui este, que prefere mais a observação do cenário e as atitudes do seus atores) estão notando um fato: prefeitos de algumas das principais cidades do estado (Tubarão, Criciúma, Chapecó e Jaraguá do Sul, entre outras) que planejavam deixar os cargos em abril do próximo ano para tentar cargo eletivo, estão repensando a ideia, pelo excesso de concorrentes. A exceção é Gean Loureiro, de Florianópolis.
Brasil Verde
Evoluiu a proposta do Consórcio Brasil Verde, integrado por 24 governadores, incluindo Carlos Moisés, contrapondo-se, diante do mundo, à polêmica política ambiental de Bolsonaro. A minuta começou a ser discutida, com prioridade para incentivar o mercado brasileiro de redução de emissões.
Acasos
A morte por Covid-19 de três irmãos adultos em São João do Sul, no Sul de Santa Catarina, que se recusaram a tomar a vacina, é um acaso, uma exceção. Felizmente, o Brasil é o país que mais valoriza a imunização entre oito nações estudadas em um levantamento global feito pelas empresas GSK e Kantar. O índice de brasileiros que consideram importante manter a vacinação em dia ficou em 83%. A vacinação é valorizada por 67% dos canadenses; 65% dos italianos; e 64% dos japoneses.
Pesadelo
Instintos animalescos afloram quando se fica sabendo que a falta de insumos para tratamentos contra o câncer, causado pelo corte no orçamento do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), leva ao desespero e angústia milhares de pacientes, inclusive em Santa Catarina onde o serviço de medicina nuclear do Instituto de Cardiologia, em Florianópolis, tem suprimentos até para dia 27.
Medicina
A passagem do Dia da Árvore, na terça-feira, 21, revelou o que muitos desconheciam: a planta medicinal símbolo de Santa Catarina é a espinheira santa. Com nome científico de Maytenus ilicifolia, a parte utilizada dela são as folhas, ricas em taninos, polifenóis e triterpenos, com várias propriedades terapêuticas, como em casos de gastrite, dores de estômago, úlcera gástrica e azia.
Comparação
São cada vez mais incompreensíveis as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Enquanto libera da prisão um homem que foi preso com 188 quilos de cocaína, porque tinha bons antecedentes, mantém a do caminhoneiro joinvilense Zé Trovão, foragido no México, porque ousou criticar alguns “supremos”, que se julgam inatingíveis.
Comparação trágica
Levantamento do Instituto Anjos do Mar Brasil, organização da sociedade civil de interesse público vinculada ao Ministério da Justiça, voltada à atividade de busca e salvamento, monitoramento embarcado e resgate de animais marinhos, mostra que somente neste ano foram verificadas 55 mortes de baleias no litoral catarinense, 24 delas decorrentes do emalhamento em redes de pesca ilegais. Em todo o Brasil chegam a 166, número que até o final do ano pode atingir a mesma quantidade da cota anual de captura de baleias pelo Japão.
Mortes no trânsito
Em exposição na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), o comandante-geral da Polícia Militar, Dionei Tonet, relatou que SC é o 6º estado brasileiro com maior número de veículos (5,5 milhões), apesar de ser o 10º em número de habitantes, e que é o 4º com maior número de mortes em trânsito, com incidência maior entre 18 horas e meia-noite, período em que a maioria está retornando para casa. Detalhe: a maioria por colisão frontal.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube