Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Projeto nas favelas do Rio de Janeiro vai selecionar alunos para estudar no Bolshoi em Joinville

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Projeto nas favelas do Rio de Janeiro vai selecionar alunos para estudar no Bolshoi em Joinville

Raul Sartori

Balé Bolshoi
Várias favelas do Rio de Janeiro estão numa agitação muito alegre e competitiva por conta do Projeto Vi Dançar, que até seu final, em outubro, selecionará oito crianças para estudar balé na escola do Bolshoi, em Joinville. Para as famílias é como ganhar na loteria.

Primavera da desilusão
Este espaço pode estar enganado, mas suas antenas a informam que a pouco mais de um mês das eleições a grande maioria dos eleitores, tanto das cidades maiores como das menores, sente uma mistura de letargia e desânimo, descrença e desesperança com uma terceira via perdida e as candidaturas favoritas para o comando do país comporem uma polarização de muito bate-boca e do “nós contra eles”. Vivemos uma primavera de desilusão.

Luta de classes
Levantamento da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) mostra que 51% das 2.511 instituições de saúde no país que participaram da pesquisa deverão reduzir a oferta de leitos caso cumpram o pagamento do piso salarial da enfermagem. Diz ainda que 77% terão de reduzir o corpo de enfermagem, 65% o quadro de colaboradores em outras áreas e 59% cancelar investimentos. O que a pesquisa “esqueceu” de aferir foi a abissal diferença entre os salários do pessoal da enfermagem e dos médicos.

Improcedência
Auditores do Tribunal de Contas do Estado, que estão entre as categorias mais bem remuneradas de SC, foram ao Supremo Tribunal Federal questionar lei estadual que veda a eles receber a mesma remuneração quando substituem temporariamente os conselheiros desses órgãos. Perderam por unanimidade. No mesmo julgamento o STF negou a concessão de subsídio dos conselheiros do TCE no mesmo patamar dos desembargadores do Tribunal de Justiça (TJ-SC).

Título revogado
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul aprovou a revogação dos títulos “honoris causa” dados aos ex-presidentes da República e generais Artur da Costa e Silva e Emilio Garrastazu Médici. Em SC, projeto que retira o título de cidadão catarinense para o ex-presidente Lula dormita em escaninhos da Assembleia Legislativa.

Voluntariado
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, 830 mil pessoas se apresentaram para atuar como mesários voluntários dia 2 de outubro. É 93% maior que a registrada no pleito de 2018. Em SC os números referentes aos mesários voluntários ainda não são conhecidos, porque o processo de convocação ainda não foi fechado. Mas a estimativa do Tribunal Regional Eleitoral é que o Estado volte a apresentar bons índices neste sentido, a exemplo do que ocorreu em 2020, quando o segmento representou 21% das pessoas que trabalharam no pleito daquele ano.

Rejeição
Algumas das trocentas pesquisas de intenção de voto que estão sendo publicados deixam o eleitor confuso, como é o caso da Exame/Ideia, da semana passada, mostrando que 45% rejeitam votar em Bolsonaro (PL) e 42% em Lula (PT). Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados neste quesito. Pergunta que não quer calar: se tais eleitores levarem a intenção à urna, qual será o índice de votos válidos?

Ponto facultativo
Com todo respeito – embora não mereçam, pelas absurdas decisões que tem tomado – alguns dos ministros do Supremo Tribunal Federal parecem estar se borrando de medo. Um exemplo é o ponto facultativo que deliberou fazer na véspera do feriado de 7 de setembro, para reduzir a circulação de pessoas na Esplanada dos Ministérios.

Roubalheira
Se virar lei estadual projeto de lei aprovado há dias na Assembleia Legislativa, que propõe a criação de um cadastro sobre compra e venda, talvez haja uma redução do espantoso número de furtos e roubos de cabos e fios metálicos, fibras óticas, geradores, transmissores, equipamentos de transmissão e placas metálicas, que causam enormes transtornos para as pessoas, empresas privadas e públicas, que arcam com o custo de reinstalação. Só a Celesc registrou 2.300 ocorrências de furtos em suas instalações em 2021.

Emprego
Um grupo de 77 pessoas, totalizando 15 famílias, incluindo crianças e mulheres venezuelanos, que viviam em precárias condições em Roraima, chegou em Caçador semana passada, após passar por seleção para trabalhar nas fábricas de embalagens e de madeira da empresa Adami, que estava enfrentando dificuldades em contratar mão-de-obra local e regional. Em Caçador as famílias terão moradia temporária durante os três meses iniciais, além do suporte com alimentação e acompanhamento psicológico/social.

Leia também:
– Saiba tudo sobre as Eleições 2022
– GALERIA – Zico, ex-jogador da Seleção Brasileira, visita CT do JEC
– Atleta joinvilense vai representar Brasil no Mundial de Karatê
– Filho de casal de Nova Trento nasce dentro da ambulância que o pai trabalha
– VÍDEO – Área de escape é utilizada por caminhão com carga inflamável em rodovia que liga PR e SC

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo