Se Moisés concorrer à reeleição, não deve apoiar Bolsonaro nem Lula
Tabuleiro Leitura política que se faz em muitas rodas de SC: se o governador Carlos Moisés concorrer à reeleição, a chance de apoiar tanto Bolsonaro quanto Lula é zero. Sobram os demais candidatos. E o primeiro da lista é Sérgio Moro. Há tratativas informais em andamento para que o governador e o ex-juiz estejam no […]
Tabuleiro
Leitura política que se faz em muitas rodas de SC: se o governador Carlos Moisés concorrer à reeleição, a chance de apoiar tanto Bolsonaro quanto Lula é zero. Sobram os demais candidatos. E o primeiro da lista é Sérgio Moro. Há tratativas informais em andamento para que o governador e o ex-juiz estejam no mesmo palanque, um ajudando o outro. A conferir.
Socorro às empresas
O senador Jorginho Mello (PL-SC) voltou apressado à Brasília, ontem, com uma proposta de solução para o inesperado veto de Bolsonaro ao Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional, que visava beneficiar pequenas e microempresas e também microempreendedores individuais — os MEIs — com o parcelamento de dívidas em até 15 anos. Mello tem pronto texto de portaria para o Conselho Geral do Simples Nacional (CGSN), cuja ideia é manter o prazo de adesão ao Simples até 31 de janeiro, enquanto a portaria prorrogaria o prazo para a regularização dos débitos de 31 de janeiro para 31 de março. É o tempo que se precisa para derrubar o veto no Congresso, já na abertura legislativa, em fevereiro. Mello é presidente da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, e o autor do elogiado e providencial projeto de lei que previa a criação do programa.
Exemplo
Ainda este mês inicia o funcionamento de captação de energia solar no Palácio Barriga Verde, a sede do Poder Legislativo de SC, por meio de placas fotovoltaicas, visando à redução dos custos com energia elétrica e maior cuidado com o meio ambiente. Que sirva de exemplo.
Sem álibi
O Tribunal de Justiça do Estado negou concessão de prisão domiciliar a um homem condenado a cinco anos e seis meses de reclusão por roubo – atualmente em regime semiaberto, em Blumenau – sob a alegação de que tanto a penitenciária quanto o presídio da cidade apresentam “um ambiente extremamente calamitoso e insalubre, propício para a disseminação da covid-19”. Como está em regime semiaberto, queria cumprir a pena em colônia agrícola ou industrial. Mas sabendo que não existe tal possibilidade, o que queria mesmo é ir para casa.
Estilo brasileiro
Depois de uma revisão por cervejeiros e pelo Beer Judge Certification Program (BJCP), a Catharia Sour, cerveja ácida, com adição de frutas, agora é a primeira representante do Brasil entre os estilos da bebida. Criada em 2016 em Blumenau, entrou no guia como provisória em 2018 e agora chega na primeira divisão, digamos assim.
Coincidência
No mesmo dia (ontem) em que o IBGE anunciou a maior inflação em seis anos, 10,06%, a Petrobras apresentou os novos preços da gasolina e do diesel nas refinarias. Desde janeiro do ano passado a gasolina acumula alta de 77% e o diesel, de 78,7%.
Dupla feminina
A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) foi autora e sua colega catarinense Ângela Amin (PP-SC) a relatora, de projeto de lei que será votado na volta do recesso, que autoriza o governo a remanejar recursos contingenciados do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para projetos de pesquisa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública que financia pesquisas básicas em instituições e empresas. Pelo texto, os recursos deverão ser destinados, preferencialmente, ao desenvolvimento de vacinas, medicamentos e equipamentos destinados ao combate da covid-19.
Empreendedor
O deputado federal Gilson Marques (Novo-SC) é um dos nove autores de projeto de lei que cria o mais que esperado Código de Defesa do Empreendedor, cujo principal objetivo é desburocratizar o dia a dia do empreendedor, gerar mais liberdade econômica e garantir a segurança jurídica.
Monitoramento
Quem escreve bobagens sobre eleições nas redes sociais, atenção: durante as eleições deste ano, o Facebook e o Instagram vão adotar tarjas que levam diretamente ao site do Tribunal Superior Eleitoral, que diz já ter mecanismos que permitem ir até a fonte emissora da informação e, se for o caso, tomar as medidas judiciais cabíveis. Ótimo.
TRT suspende
Devido ao recrudescimento dos casos de covid-19 e de internações por síndrome respiratória aguda grave, vitimando inclusive várias servidores, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª região (TRT12), que atende à população de SC, suspendeu as atividades presenciais em todas as unidades de primeiro e segundo graus até o dia 20.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube