X
X

Buscar

Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade é alvo de disputa explicita de aliados de Jorginho Mello

Disputa interessante Não deixa de chamar a atenção a já explicita disputa entre nomes que querem ser os ungidos pelo governador eleitor, Jorginho Mello, para ocupar a secretaria que é uma espécie de joia da coroa, por ter bilhões de verbas no orçamento: a de Infraestrutura e Mobilidade. Hum… Realocação Não será surpresa se o […]

Disputa interessante
Não deixa de chamar a atenção a já explicita disputa entre nomes que querem ser os ungidos pelo governador eleitor, Jorginho Mello, para ocupar a secretaria que é uma espécie de joia da coroa, por ter bilhões de verbas no orçamento: a de Infraestrutura e Mobilidade. Hum…

Realocação
Não será surpresa se o governador eleito de SC, Jorginho Mello, for consultado sobre a possibilidade de arranjar uns cargos importantes na administração pública catarinense para quem pouco ou nada tem a ver com o estado. É que Bolsonaro entrou em ação para tentar realocar aliados mais próximos, que perderão seus empregos no final do ano.

Transporte marítimo
Depois de década de idas e vindas, finalmente Florianópolis vai iniciar, mesmo que experimentalmente, a operação com transporte marítimo de catamarã a partir de dezembro, anuncia o prefeito Topázio Neto. Inicia com uma embarcação de 250 lugares e, a partir de janeiro, com uma de 400. Será uma operação voltada para passeio nas baías norte e baía sul, ao largo do Centro da Ilha de SC. Topázio diz ser um importante teste para que se implante o sonhado transporte marítimo, que está sendo trabalhado entre as prefeituras da região e governo do Estado.

Recesso
Vários prefeitos catarinenses já estão definindo, por decreto, como será o expediente nas suas prefeituras no final de ano. Algumas já deliberaram fechar as portas – exceto para áreas essenciais – de 19 de dezembro a 9 de janeiro, como é o caso de Tubarão. Um exagero. Três semanas! Isso só contribui para deteriorar ainda mais a imagem do serviço e do servidor público entre aqueles que os paga. O contribuinte, o otário de sempre.

São três
Chegam a três, até agora, os catarinenses convocados por Lula para integrar grupos de transição do seu governo: Pedro Uczai, deputado federal reeleito, para a área de desenvolvimento agrário; Altemir Gregolin, que já foi ministro da Pesca, para esta área; e a ex-voleibolista Ana Moser, para o esporte. Um quarto nome está mapeado, mas para quando Lula assumir: é o ex-deputado federal Décio Lima, que entende tudo na área de portos, mas que deve navegar em ondas mais altas.

Gol contra
O Sportradar, agência de monitoramento de apostas esportivas em âmbito mundial, identificou, até 16 de outubro deste ano, mais de 130 partidas suspeitas de manipulação de resultado no futebol brasileiro, a maioria em ligas inferiores. Cláusulas confidenciais a impedem de revelar quais partidas apresentaram suspeitas. Estariam algumas de SC? Hum….

Na lista
Saiu ontem uma lista de nomes de 10 investigados no Supremo Tribunal Federal pela organização e apoio a atos antidemocráticos ao longo do governo Bolsonaro. A presença do caminhoneiro Zé Trovão, eleito deputado federal pelo PL de SC, não é novidade. Novidade é o nome da deputada federal reeleita pelo Pros do Paraná, Aline Sleutjes, por ter participado de bloqueio de uma rodovia em SC, quando fez transmissão ao vivo incentivando os protestos.

Diálogo 1
A Federação das Indústrias de SC (Fiesc) inicia hoje o diálogo com o governador eleito, Jorginho Mello, para tentar dar realismo às suas propostas, inseridas na Carta da Indústria, documento que o então candidato recebeu durante a campanha. O encontro será na sede da entidade, às 11 horas.

Diálogo 2
O setor quer ações na infraestrutura (especialmente em transportes), sistema tributário, qualidade da educação, inovação, planejamento de longo prazo para o desenvolvimento do Estado, competitividade, internacionalização, ambiente melhor para os negócios e disponibilidade de capital para investimento, além de pautas no campo trabalhista e ambiental.

Censurado
É grave a denúncia do deputado estadual Kennedy Nunes (PTB), que inicialmente teve censuradas suas contas nas redes sociais, que depois sumiram completamente, sem qualquer notificação.

Escola militar
Aconteceu uma audiência pública, ontem em Urussanga, para discutir a implantação de uma escola cívico-militar no município. Se isso depender de recursos federais, a perspectiva é ruim. O presidente eleito, Lula, já disse que não tem simpatia nenhuma pelo modelo.