Senado pretende votar projeto que proíbe sacolas que poluem o meio ambiente
Sacolas plásticas
Pela enésima vez se lê, ouve ou lê que sacolas que poluem o meio ambiente podem ter produção proibida. Mas agora parece que há fumaça branca. O Senado pode votar hoje projeto de lei com tal propósito. O texto é do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e têm relatório favorável do senador Esperidião Amin (PP-SC).
Inteligência artificial (!)
O escritor catarinense Deonísio Da Silva resolveu fazer um teste com a tal de inteligência artificial perguntando sobre um de seus mais festejado livros, o romance “Avante, Soldados: para trás”. A resposta: “Quem escreveu ´Avante. Soldados: para trás´ foi Dalton Trevisan”. Conformou-se porque a IA, logo após pediu desculpas e lamentou ter informado tudo errado.
MEI
O Sebrae-SC, que de 22 a 26 deste mês promove a Semana do MEI 2023, dá números sobre a nada desprezível realidade catarinense desses microempreendedores individuais: são 576 mil, ou 4,8% do total do país. As atividades de cabeleireiros, manicure e pedicure (6,1%); de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (6,1%); e de obras de alvenaria (5,9%), lideram a lista de principais atividades dos MEIs catarinenses.
Deboche
Em votação que deveria ir até altas horas da noite de ontem, a Câmara dos Deputados tinha para votar uma obscena proposta de emenda constitucional prevendo anistia a partidos políticos por “falhas em prestações de contas”, livrando-os de punições. O autor da imoralidade é o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA). Espera-se que nenhum catarinense tenha apoiado tal absurdo.
Ir e não voltar
Aparentemente, não existe fiscalização séria sobre empresas que fazem transporte intermunicipal de passageiros no Estado. Há absurdos. Quem mora em Brusque, por exemplo, e quer ir de ônibus, pela manhã, até Tijucas, só consegue passagem de ida. Voltar pelo mesmo ou outro veículo da mesma e única concessionaria, só no dia seguinte.
Assinando
São de alguns milhares de catarinenses boa parte das 525 mil assinaturas em petição pública contra a proposta do deputado federal José Guimarães (PT-CE) para retirar 5% da arrecadação do Sesc e do Senac (recursos privados, diga-se), para a Embratur.
Fechamento de hospitais
A deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) entrou em ação e apresentou requerimento para realização de uma audiência pública no Congresso Nacional para discutir resolução, já em vigor desde segunda-feira, do Conselho Nacional de Justiça, que prevê o fechamento de hospitais de custódia em todo o país. São espaços que permitem o tratamento psiquiátrico com internação para pessoas que cometeram crimes, mas sofrem de doenças mentais. No momento são 5.800.
Uma história 1
O cineasta David Schurmann, um dos filhos do casal catarinense de navegadores Vilfredo e Heloisa Schürmann, concluiu há dias as filmagens do longa-metragem “O pinguim e o pescador”. cujo enredo parece irreal, mas é real. É sobre um pescador de 79 anos de Ilha Grande, em São Paulo, que em 2011 resgatou um pinguim-de-magalhães coberto de óleo, que batizou como Dindim, levando-o para sua casa, mas permitindo que retornasse ao mar, de volta ao Polo Sul, todo ano, e assim fazer seu ciclo natural de migração.
Uma história 2
Desde então voltava todo ano e para junto do seu “amigo”. Não em 2022. Mas o pescador teve uma grande surpresa: um pinguim, com microchip implantado, o seguiu até sua casa, há poucassemanas, e é tido como filho de Dindim. Este fato coincidiu com o fim dasfilmagens do longa, que tem participação do conhecido ator francês Jean Reno, de filmes como “O profissional” e “Imensidão azul”, no papel do pescador.
Cidadania ameaçada
Expectativa e tensão em Curitiba nesta semana. Seus vereadores devem decidir se revogam ou não a cidadania honorária da cidade conferido há tempos ao ministro “supremo” Gilmar Mendes. Seria um troco à declaração dele, recente, em entrevista sobre a Operação Lava Jato, que “Curitiba foi o “germe do fascismo”.
Próximo capítulo
No entorno do prefeito de Florianópolis, Topázio da Silva, há uma expectativa muito nervosa quanto ao futuro da decantada marina já licitada para a bela Avenida Beira Mar Norte. Há uma certeza de que quando for batida a primeira estaca, ou até antes, uma autoridade federal vai intervir, talvez questionando uma indevida poluição sonora nos ouvidos dos baiacus que ainda vivem no local.