Senadora Ivete da Silveira, viúva de Luiz Henrique, é pressionada para renunciar ao cargo em favor de suplente
Crueldade É uma maldade o que está acontecendo nos bastidores da política estadual com a senadora Ivete da Silveira (MDB), que ocupou a vaga deixada por Jorginho Mello, eleito governador. Só porque a viúva do falecido governador Luiz Henrique da Silveira tem 79 anos, há um movimento para que ela renuncie e dê seu cargo […]
Crueldade
É uma maldade o que está acontecendo nos bastidores da política estadual com a senadora Ivete da Silveira (MDB), que ocupou a vaga deixada por Jorginho Mello, eleito governador. Só porque a viúva do falecido governador Luiz Henrique da Silveira tem 79 anos, há um movimento para que ela renuncie e dê seu cargo para o jovem segundo suplente, Beto Martins.
Mais imposto
Conforme o “Estadão” de ontem, os governos do Pará, Piauí, Paraná e Sergipe já enviaram para suas assembleias legislativas propostas de aumento da alíquota do ICMS para compensar a perda de arrecadação com a desoneração dos combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. A recomendação de que façam o aumento veio de estudo do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados. No caso de SC, para neutralizar o impacto das medidas que minaram a verba para políticas públicas, como saúde e educação, haverá necessidade de o ICMS passar da atual alíquota, de 17%, para 20,7%. Socorro!
Credibilidade
Alguém andou dizendo, muito apropriadamente, que para um governo mais grave que a falta de dinheiro é a falta de credibilidade. Em sã consciência, quem acredita que o atual governo federal vai ajudar os municípios atingidos pelas enchentes dos últimos dias em SC? Para começar, Bolsonaro tem sido de uma insensibilidade chocante com os catarinenses.
Mega corrupção
Foi mesmo uma megaoperação, chamada “Mensageiro”, a deflagrada ontem para apurar suspeitas de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em 31 municípios de SC. Participara 220 policiais civis, militares e rodoviários federais e 23 promotores de justiça. Havia muito lixo, no sentido literal e figurado, para ser passado a limpo.
Centenário
Nesta quarta-feira, 7, às 18 horas, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis, abre-se o programa Homem Plural – 100 Anos de Harry Laus. Seis instituições promovem o tributo: Fundação Catarinense de Cultura, Masc, Museu da Imagem e do Som, Associação Brasileira de Críticos de Arte, Instituto Collaço Paulo e UFSC. O primeiro encontro, na sala de cinema Gilberto Gerlach, analisa a vida e obra do escritor, crítico de arte e gestor de museus, entrelaçando o cinema e os arquivos, uma faceta dele, que tinha o hábito de tudo documentar. Em seguida serão exibidos os filmes “O Santo Mágico” e “As Horas do Professor”.
Centenário II
Lamentavelmente, a Academia Catarinense de Letras deixou passar, em brancas nuvens, o recente centenário de nascimento de Guido Wilmar Sassi, e agora de Harry Laus, dois dos maiores nomes da literatura de SC de todos os tempos.
Elas no comando
Estudo inédito da Serasa Experian mostra que das 20,6 milhões de empresas ativas no Brasil, 8,4 milhões, o equivalente 40,5%, têm mulheres como donas ou sócias majoritárias. No recorte por unidades federativas, os dados indicam que 39,6% das companhias em SC são lideradas por mulheres.
Cerveja e arte
O artista plástico Luciano Martins terá sua assinatura na comunicação visual e nos produtos de marca da Semana Cerveja Brasileira, entre 5 e 10 de março de 2023, em Blumenau. O evento agrega os seis mais importantes do setor no país – a Conferência Internacional de Concursos de Cerveja (1ª edição), o Concurso Brasileiro de Cervejas, a Comenda da Cerveja Brasileira, o Congresso Internacional da Cerveja, a Feira Brasileira da Cerveja e o Festival Brasileiro da Cerveja.
Seleção
O badalado violinista italiano Simon Bernardini, spalla da Orquestra Nacional de Lyon (França), entrou na seleta lista de professores estrangeiros do Festival Internacional de Música de SC (Femusc), de 8 a 28 de janeiro, em Jaraguá do Sul. Dos 80 professores convidados, metade são estrangeiros, que tem o desafio de comandar uma imersão de 20 dias dedicados ao aprendizado. Durante todo o evento, o público participa gratuitamente de apresentações de música erudita e popular nos auditórios do Centro Cultural SCAR e outros pontos espalhados pela cidade.
Mídia
Não passa uma semana sem que Balneário Camboriú e entorno virem notícia nacional, mais positiva do que negativa, por enquanto. A família Petrelli resolveu apostar na cidade e acaba de instalar nela uma sucursal jornalística do grupo ND, com seu jornal e a TV Record.