X
X

Buscar

Solidariedade: famílias de Santa Catarina estão entre as que mais autorizam doações de órgãos no país

Solidariedade Notícia que lava a alma: em 2022, SC registrou a menor taxa de não autorização para doação de órgãos do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). De um total de 728 potenciais doadores notificados, apenas 141 famílias recusaram a doação. O número corresponde a uma taxa de negativa de 28%. […]

Solidariedade
Notícia que lava a alma: em 2022, SC registrou a menor taxa de não autorização para doação de órgãos do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). De um total de 728 potenciais doadores notificados, apenas 141 famílias recusaram a doação. O número corresponde a uma taxa de negativa de 28%. No resto do Brasil, infelizmente, é de 47%, a mais alta dos últimos 10 anos.

Menos veneno
Outra notícia para se louvar: um programa do Ministério Público de SC voltado à segurança alimentar, que começou em 2011, monstra que houve redução do uso irregular de agrotóxicos no Estado. Atualmente com foco principal na alimentação distribuída nas escolas públicas, detectou-se que em 2022 foram constatadas desconformidades em 13,15% das amostras, uma grande diferença com os resultados de 2011, quando 34,5% apresentaram irregularidades.

Suspeita
O Tribunal de Contas do Estado mandou suspender todos os atos administrativos vinculados à registro de preços de pregão eletrônico promovido pelo Consórcio Interfederativo SC (Cincatarina), para gerenciamento da frota dos órgãos públicos dos 295 municípios do Estado, no valor de R$ 131,1 milhões, para serviços de manutenção preditiva, preventiva e corretiva de veículos e de equipamentos, com fornecimento de pneus, óleos lubrificantes e de lavação. Chamou a atenção, particularmente, a diminuta concorrência. Hum…

Decadência
Em 2015 SC tinha quatro times (Chapecoense, Figueirense, Avai e Joinville) na série A, a elite do futebol brasileiro. Bons tempos. Oito anos depois a realidade exposta nesta semana, deprime: na Copa do Brasil, o Criciúma foi eliminado pelo Coritiba; em Maringá, o Marcilio Dias perdeu por 2 a 0 e caiu fora. Só sobra o Brusque, que hoje joga contra o CSA.

Desigualdade salarial
A deputada Luciane Carminatti (PT) está protocolando dois projetos para incentivar a igualdade salarial entre homens e mulheres em SC. Motivos há, e fortes: o Estado está em terceiro lugar, atrás de Mato Grosso e Rio Grande do Sul, onde é mais gritante a desigualdade salarial de gênero. Um dos projetos obriga que vencedores de licitação comprovem que não pagam menos para mulher (mesmo salário para mesma formação, função e carga horária).

Liberdade?
O mundo político catarinense saberá hoje se o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, preso há um mês pela Operação Mensageiro, ganhará a liberdade ou não. Quem vai decidir é a 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado. Há apostas de que o alcaide continuará vendo o sol nascer quadrado por mais um tempo.

Vigarice
Espanta ver tanta gente razoavelmente culta, informada e com bom salário, caindo até inocentemente nesses esquemas de pirâmide financeira, como o desfeito esta semana no Litoral Norte do Estado. Há poucos dias um igual foi desmantelado em Balneário Camboriú. Beiram a zero as chances de ter o dinheiro de volta. Muita gente ficou sem nada da noite para o dia.

Radicalismos
A Câmara de Vereadores de Florianópolis parece um ringue, com direitistas e esquerdistas se digladiando. Na sessão de terça-feira foi rejeitado projeto que concedia o título de cidadão honorário da cidade ao cantor Gilberto Gil. Noutro momento, foi aprovada a concessão da Medalha Antonieta de Barros à deputada estadual bolsonarista Ana Campagnolo (PL). O projeto foi rejeitado em uma das comissões, comandada por uma vereadora esquerdista. A entrega será hoje.

Heroína
Após a aprovação, anteontem, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, seguiu ontem para sanção do presidente Lula o projeto de lei que inscreve o nome da pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O livro está depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, monumento localizado em Brasília, construído em homenagem ao ex-presidente Tancredo Neves.

Dia do Animal
Se houvesse tal data, 14 de março poderia ser o Dia do Animal em SC. Coincidentemente três fatos ocorreram na mesma data: o governador Jorginho Mello inaugurou a Divisão de Proteção Animal (DPA) da Polícia Civil de SC; em Joinville foi ajuizada ação civil pública para que a Cidasc e a Prefeitura criem estruturas para garantir o direito dos animais de grande porte em situação de maus-tratos; e no Tribunal de Justiça foi mantida a proibição de criação e a comercialização das espécies de sagui Callithrix geoffroyi, Callithrix jacchus e Callithrix penicillata no Estado, por serem consideradas espécies exóticas invasoras no território catarinense.