Vacinações contra gripe e Covid-19 têm números lamentáveis em Santa Catarina
Desprezo Espantoso o desprezo de milhares de catarinenses pelo maior patrimônio que tem: sua saúde. A vacinação contra a gripe influenza, no grupo de crianças de seis meses a 12 anos atingiu apenas 20% da meta no Estado. Quanto à vacina de reforço contra a Covid-19, somente 50% dos catarinenses de 18 a 50 anos […]
Desprezo
Espantoso o desprezo de milhares de catarinenses pelo maior patrimônio que tem: sua saúde. A vacinação contra a gripe influenza, no grupo de crianças de seis meses a 12 anos atingiu apenas 20% da meta no Estado. Quanto à vacina de reforço contra a Covid-19, somente 50% dos catarinenses de 18 a 50 anos receberam o imunizante, que está sobrando nos postos de saúde. Lamentável.
Antonieta, heroína
Santa Catarina terá, em breve, três “Heroínas da Pátria”. Anita Garibaldi já é há muito tempo. Zilda Arns está na fila, com projeto em tramitação final no Congresso Nacional. Agora entrou na fila outra catarinense memorável: Antonieta de Barros. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o projeto do deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), anteontem, que a inscreve no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Agora só falta analise do plenário. Alfabetizada tardiamente por jovens estudantes, Antonieta de Barros (1901-1952) formou-se professora e está entre as primeiras mulheres a ocupar cargos eletivos no Brasil. Foi eleita em 1934 deputada estadual por SC. Em 1948, um projeto de lei dela criou o Dia do Professor, com feriado escolar em 15 de outubro, em SC. A data seria oficializada no país inteiro em outubro de 1963. O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Pagar para preservar
Depois de décadas de discussões, está pronto para votação no plenário do Legislativo de SC projeto que institui a Política Estadual de Serviços Ambientais e regulamenta o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais. Agricultores familiares, comunidades tradicionais, indígenas e assentados de reforma agrária, após atender a uma série de diretrizes para a conservação ambiental, terão uma remuneração por isso. Até agora, não raro, eram (e continuam sendo, em parte) tratados como vilões.
Reconhecimento
A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) comemora o efeito positivo nas escolas públicas das bolsas para alunos do ensino médio, pelo qual lutou muito, instituídas por lei aprovada no segundo semestre de 2021. Hoje, 57 mil jovens estão recebendo meio salário mínimo. Se não fosse isso, estariam fora das escolas e trabalhando para ajudar suas famílias.
Felicitações
Policiais rodoviários federais de SC, que andavam muito chateados com a barbárie que dois colegas cometeram em Sergipe há dias, estão reanimados com os muitos parabéns que vem recebendo, incluindo de pessoas comuns que transitam pelas estradas, pela apreensão de 592 quilos de cocaína, na BR 101, em Joinville, semana passada. Foi um recorde em sua história.
Família
Os pré-candidatos a governador e senador, Gean Loureiro e Raimundo Colombo, respetivamente, são os mais novos integrantes do movimento União Brasil Cristão, segmento do partido que vai defender os princípios da família, da vida e da juventude, diz seu coordenador, o deputado estadual Jair Miotto. Começou com a adesão de 300 lideranças.
Vaquinha
Enquanto, como se sabe, cantores medíocres conhecidos em todo país (sertanejos ou não) ganham invejáveis cachês, em detrimento de ótimos músicos regionais, a pianista Fiama Fernandes Augusto, bacharel em música pela Udesc, está tendo que recorrer a uma vaquinha on-line para conseguir R$ 12 mil que permite pagar alguns custos do curso de mestrado, para o qual foi selecionada, na Sam Houston State University, no Texas, Estados Unidos. A bolsa que ganhou não banca tudo.
Legalidade
O Superior Tribunal de Justiça confirmou acórdão do TJ-SC que considerou lícita a apreensão de mais de 900 kg de maconha em um sítio em Balneário Piçarras e, como consequência, restabeleceu a ordem de prisão preventiva de um homem integrante de organização criminosa acusada de lavar dinheiro oriundo do tráfico. A defesa dele alegou que houve invasão ilegal de domicílio, onde foi encontrada a droga. O STJ considerou-a lícita, já que houve investigação prévia e foi demonstrada a situação de flagrância e urgência, ante o risco de os acusados levarem a droga para outro local. Ufa! Diante de histórico recente de decisões estapafúrdias, já havia quem temesse que o STJ poderia mandar devolver a droga para o traficante.
Obra recuperada
Juntas, a 1ª Delegacia de Polícia da Capital, o Núcleo de Inteligência da Delegacia de Polícia da Grande Florianópolis e 4º Batalhão da Polícia Militar, elucidaram o crime de furto dentro da Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, em de maio de 2022. O criminoso entrou no prédio, na Praça 15, no Centro de Florianópolis, e de lá levou a obra do artista visual Sérgio Adriano H, intitulada “Índice II”, de 30 x 15 cm, avaliada em R$ 30 mil.