Recálculo de área aponta que Santa Catarina pode “ganhar” território do Paraná

Inconsistências foram encontradas após reclamação de um morador

Recálculo de área aponta que Santa Catarina pode “ganhar” território do Paraná

Inconsistências foram encontradas após reclamação de um morador

O Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná, por meio da Diretoria de Gestão Territorial (Diget), divulgou inconsistências encontradas nos marcos físicos usados para delimitar a divisão territorial entre os estados paranaense e catarinense, sendo que o último pode “ganhar” área estimada em 490 hectares (cerca de 490 campos de futebol).

De acordo com o órgão, a medição foi feita após um pedido de um morador que tinha um imóvel entre os municípios de Guaratuba e Garuva. Ele chegou a receber uma multa por parte do Paraná e por isso procurou a Diget para saber em qual estado estava o território. 

“O grande problema é que constava em nossos dados que parte da casa dele ficava em uma região de proteção ambiental em Guaratuba e por isso ele recebeu uma multa de fiscalização. Porém, fomos até o local onde constatamos que o imóvel dele ficava inteiro em Santa Catarina”, conta o engenheiro florestal da Diget, Amauri Simão Pampuch.

Foto: Diget/Divulgação

O técnico ainda explica que a imprecisão na divisa entre os dois estados deve ter sido causada por um erro no momento em que a medição foi feita, na década de 90. 

“Esses mapeamentos são feitos com cobertura de fotografias aéreas, onde fazemos a fotointerpretação e depois vamos a campo para fazer as folhas topográficas com as divisas dos estados, mas estamos considerando equivocadas nesta região”, diz. 

Apesar da verificação sobre a delimitação territorial, Santa Catarina ainda não “ganhou” os 490 hectares de forma oficial. A Diget ainda vai mandar um relatório para a Secretaria de Planejamento de Santa Catarina para ficarem cientes sobre o recálculo feito e se o governo catarinense concorda com os novos limites entre os estados.

Foto: Diget/Divulgação

Após isso, será enviado um novo documento para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizar as marcações de divisas.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Comunicação de Santa Catarina para saber a posicionamento do estado em relação ao aumento de território. A resposta foi enviada nesta terça-feira, 11. A Secretaria de Estado de Planejamento de Santa Catarina informa que está trabalhando em conjunto com o IAT para identificar eventuais pontos de revisão das divisas.

O secretário de estado do Planejamento de Santa Catarina, Edgard Usuy esclarece que, após a etapa de campo realizada na última semana, serão elaborados os pareceres técnicos e relatórios, que deverão ser analisados pelos técnicos da Seplan e do IAT.

O IAT apresentará o relatório técnico dos estudos à Seplan para análise e validação das informações, o que deve ocorrer ao longo da semana.

*Notícia atualizada às 14h05 de 11/06 

Leia também:
1. Inscrições para concurso da Celesc se encerram nesta semana; salários são de até R$ 11 mil
2. Moradores de Joinville dividem prêmio de R$ 500 mil da Trimania Norte deste domingo
3. Motorista desacata policiais, fura barreira e colide contra viatura em Schroeder
4. Jota Quest em Joinville: banda apresenta turnê comemorativa na cidade
5. Homem é esfaqueado em discussão por aluguel atrasado em Joinville


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo