O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) concede mensalmente milhares de benefícios previdenciários aos brasileiros. Somente em agosto deste ano, foram mais de um milhão. Entre eles, o auxílio-acidente, com 4.458 concessões.
Junior Carara, diretor da Carara Assessoria, conta que poucas pessoas conhecem este benefício ou sabem que têm direito a ele. “Quando você fala em INSS, todo mundo conhece o auxílio-doença e a aposentadoria. O auxílio-acidente é um benefício intermediário.”
O diretor explica que o benefício abrange acidentes de trabalho, domésticos, de trânsito, entre outros, e são concedidos mesmo que o trabalhador volte à sua função. “É solicitado se a pessoa sofreu acidente, de qualquer natureza, e tem redução na sua capacidade de trabalho”, destaca.
Segundo o diretor, o benefício concede pagamento de 50% do valor pago durante o auxílio-doença, que é temporário. Já o auxílio-acidente, é pago até a aposentadoria do beneficiário. “Se eu voltar a trabalhar com uma limitação, independente de qual grau seja, eu vou receber até me aposentar”, explica Junior.