Receita Federal alerta para novo golpe envolvendo a declaração do Imposto de Renda
Segundo o comunicado, criminosos tentam se aproveitar da temporada do IRPF para enganar contribuintes
Nesta quinta-feira, 4, a Receita Federal emitiu um comunicado alertando para uma nova tentativa de golpe em circulação. Segundo a entidade, os criminosos estão se aproveitando da entrega da declaração de Imposto de Renda, informando às possíveis vítimas sobre supostos erros em suas declarações e exigindo regularização até a data limite, nesta sexta-feira, 5.
Além disso, os fraudadores mencionam legislação federal e até o Código Civil para dar peso à ameaça de multa e malha fiscal. Nota-se um nível de detalhamento maior, indicando que estão atualizados quanto à declaração de 2024, a qual se refere ao ano calendário 2023.
Ao clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais em resposta a essas mensagens fraudulentas, as pessoas correm o risco de expor seus dados sensíveis a indivíduos mal-intencionados.
Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes cibernéticos podem obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais. Essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas.
A entidade ainda deu dicas aos contribuintes:
“A Receita Federal reitera que NÃO envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links. É imprescindível que todos estejam atentos a essas tentativas de golpe e sigam algumas orientações:
- Desconfie de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda.
- Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcioná-lo a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais em seu dispositivo.
- Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.
- Verifique sempre a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal.
- Lembre-se de que a instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação“.
Leia também:
1. Homem a serviço da prefeitura é baleado após discussão em Barra Velha
2. “Minha história no clube não termina aqui”: goleiro titular no Catarinense deixa o JEC
3. Prefeitura de Araquari aluga sala na Avenida Paulista; veja valor
4. Após licença médica, Alisson reassume vaga na Câmara de Joinville
5. VÍDEO – Estrela-cadente cruza céu de Joinville
Assista agora mesmo!
Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: