Reforma da ponte coberta na zona rural de Joinville tem data para conclusão
Estrutura interditada há um mês passa por reparos, enquanto projeto para nova ponte de concreto aguarda liberação de recursos estaduais
Estrutura interditada há um mês passa por reparos, enquanto projeto para nova ponte de concreto aguarda liberação de recursos estaduais
Moradores que transitam pela estrada Blumenau, na zona rural de Joinville, devem esperar mais 15 dias para a entrega da reforma da ponte Alfonso Altrak, popularmente conhecida como ponte coberta. Há um mês, a ponte de madeira precisou ser interditada após a queda de uma das 12 vigas que sustentam a estrutura.
A informação foi divulgada pelo diretor executivo da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Paulo Mendes Castro, durante a reunião da Comissão de Economia desta segunda-feira, 24.
Durante a reunião, o diretor da Seinfra também abordou a substituição da ponte por uma nova estrutura, desta vez de concreto. Conforme Paulo, essa nova ponte deve ficar pronta em até 12 meses, desde que seja efetivado um convênio para que a prefeitura receba R$ 6 milhões do governo estadual para a obra.
A transferência ainda está em negociação e, por esse motivo, ele aproveitou a oportunidade para pedir aos vereadores que cobrem do governo estadual a realização do convênio. Além da garantia do dinheiro para a execução da obra, outro entrave para a construção é a desapropriação de um imóvel que está no trajeto do novo traçado da ponte
A nova ponte, em concreto, estava prevista para ser iniciada em meados de 2024. Segundo Paulo, isso não ocorreu porque o projeto precisou ser remodelado, pois a melhor solução técnica exigia a alteração no traçado, o que, por sua vez, demandava uma desapropriação não prevista inicialmente.
O diretor da Seinfra afirmou que a nova estrutura não terá pilar no vão central como a ponte atual, e deverá ter pista dupla, com calçadas, aguentando até 45 toneladas.
A ponte terá um totem com informações históricas, um espaço para contemplação e elementos arquitetônicos que remetem à antiga cobertura.
Leia também:
1. Construtora amplia investimentos em Joinville e planeja expansão em SC
2. VÍDEO – Mulheres que abandonaram gatos em Joinville serão indiciadas
3. VÍDEO – Motorista de aplicativo é preso em Joinville por estupro no Amapá
4. A pedido de Bolsonaro, Zé Trovão cancela manifestação em Joinville em março
5. Saiba como fica o atendimento no comércio de Joinville durante o Carnaval
Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: