X
X

Buscar

Regional de Polícia Militar de Joinville tem novo comandante; saiba quem é

Passagem de comando ocorreu nesta segunda-feira

O 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), que possui atuação em Joinville e região, tem um novo comandante a partir desta segunda-feira, 4. O Coronel Iagã Indalêncio Cota assumiu o lugar do Coronel Marcio Leandro Reisdorfer, que irá para a reserva remunerada.

A troca de comando foi oficializada na sede do 8º Batalhão de Polícia Militar, no bairro Glória. Na solenidade estavam presentes autoridades locais, como o prefeito Adriano Silva (Novo), deputados estaduais, membros da Polícia Civil, do exército, além de familiares dos coronéis e convidados.

Novo comandante

Joinvilense, Coronel Cota entrou na Polícia Militar em 1997 e se formou três anos depois. No 8º Batalhão trabalhou como oficial por sete anos. Posteriormente, atuou como piloto no Batalhão de Aviação até 2022. Já atuação seguinte foi na diretoria de tecnologia de informações e comunicações da PM, onde foi promovido a coronel.

Agora à frente do 5º Comando Regional de Polícia Militar, afirma que um dos principais objetivos ao assumir o posto é manter a redução no número de homicídios, principalmente em Joinville, e utilizar ferramentas de tecnologia para auxiliar neste trabalho.

Coronel Cota em posto para assumir comando do 5º CRPM. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

“Nós temos um material humano de excelente qualidade, isso reflete na diminuição nos índices criminais na cidade, e a ideia inicial é dar continuidade e agregar novos projetos, focados na questão da inovação. Termos novos recursos tecnológicos, justamente para potencializar a atuação dos policiais”, explica.

Uma das tecnologias que Cota cita é análise preditiva. “Isso é ter os dados de tal forma que prevê a tendência de acontecimentos de crimes e com base nessa tendência você aplicar adequadamente o policiamento. Como falei. Imprescindível os recursos humanos, mas somente isso não resolve os problemas que nós temos”, exemplifica.

O comandante também ressalta que será realizado um trabalho para que a população perceba e veja um aumento na segurança, em especial em regiões específicas da cidade, onde deverá ter mais policiamento e operações. “Integração é uma palavra fundamental. E não somente com outras forças de segurança, mas também com a sociedade civil organizada. É algo que a gente percebeu mais nos últimos anos, da sociedade, além de cobrar, participar mais desses projetos de melhorias.”

“Missão cumprida”

Também natural de Joinville, Reisdorfer diz que sai do comando CRPM após dois anos e meio com o sentimento de dever cumprido. Ele assumiu o posto em meio de 2022.

“Vim aqui para baixar os índices criminais, de crimes violentos, como homicídios e roubos principalmente. Sistematicamente a gente vê essa redução”, exalta.

Coronel Reisdorfer em posto para passagem de comando. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

“Como morador de Joinville estou saindo, com certeza, com a missão cumprida. Uma história que iniciou em 1997 e termina hoje, em 2024, após 32 anos de serviço para a Polícia Militar”, comemora.

Reisdorfer diz ainda que deixa o comando do CRPM nas mãos de um amigo. “Implementamos vários treinamentos juntos, não só no nosso estado, mas como também em outros e até fora do país. Estou contemplando belamente esse encerramento de ciclo passando (o comando) para uma pessoa que não é só capaz de dar continuidade ao trabalho que iniciamos, mas também ampliá-lo”, finaliza.

Coronel Reisdorfer (à esq.) e Coronel Cota com as famílias em homenagem durante solenidade. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

Continuidade

Comandante geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC), o Coronel Pelozato também participou da solenidade e exaltou o trabalho de ambos os coronéis.

“São dois excelentes oficiais, começaram e desenvolveram as carreiras aqui. Fizeram um trabalho muito legal, desenvolvendo um projeto pré-hospitalar. Um exemplo é que eles levaram esse modelo para o Rio de Janeiro, onde a gente entrava em comunidades de risco, e então tinha um socorrista em caso de necessidade”, conta.

Coronel Pelozato durante passagem de comando. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville
Coronel Pelozato e Coronel Cota (de frente) durante passagem de comando do 5º CRPM. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

“O governo do estado sempre teve um olhar cuidado por Joinville, pela importância dessa região. É uma tranquilidade para a população a continuidade de um trabalho de qualidade que vinha sendo desenvolvido pelo coronel Reisdorfer”, finaliza.

Leia também:
1. Indústria de Joinville avalia compra de fábrica de outra empresa joinvilense
2. Morador de Joinville ganha carro e R$ 70 mil na Trimania Norte neste domingo
3. Homem é baleado dentro de condomínio em Joinville
4. Jovem que morreu em salto radical no Paraná trabalhava em Araquari
5. VÍDEO – Deputado federal de Joinville sofre segundo acidente de trânsito em 2024


Assista agora mesmo!

Família síria foge de terremoto na Turquia e encontra lar em Joinville: