Relatório de militares também não encontrou fraude nas eleições

Ministério da Defesa entregou documento ao TSE nesta quarta-feira

Relatório de militares também não encontrou fraude nas eleições

Ministério da Defesa entregou documento ao TSE nesta quarta-feira

Redação O Município Joinville

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu nesta quarta-feira, 9, o relatório final do Ministério da Defesa sobre as supostas fraudes no processo eleitoral de 2022. Assim como o Tribunal de Contas da União (TCU), o órgão não encontrou nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas.

Uma nota oficial do TSE afirmou ainda que recebeu com satisfação o documento e que “as sugestões encaminhadas para aperfeiçoamento do sistema serão oportunamente analisadas”.

“O TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional, e que as Eleições de 2022 comprovam a eficácia, a lisura e a total transparência da apuração e da totalização dos votos”, concluiu o presidente Alexandre de Moraes.

Sugestões das Forças Armadas

Segundo nota do Ministério da Defesa publicada nesta quinta-feira, 10, o relatório indica que o TSE faça uma “investigação técnica sobre o ocorrido na compilação do código-fonte e de uma análise minuciosa dos códigos que efetivamente foram executados nas urnas eletrônicas”.

De acordo com o Ministério da Defesa, o relatório apontou “possível risco à segurança na geração dos programas das urnas eletrônicas devido à ocorrência de acesso dos computadores à rede do TSE durante a compilação do código-fonte”.

Ainda conforme o ministério, foram realizados testes de funcionalidade das urnas. Porém, afirma que da forma como foram realizados, “não foram suficientes para afastar a possibilidade da influência de um eventual código malicioso capaz de alterar o funcionamento do sistema de votação”.

A nota da Defesa ainda diz que “houve restrições ao acesso adequado dos técnicos ao código-fonte e às bibliotecas de software desenvolvidas por terceiros, inviabilizando o completo entendimento da execução do código, que abrange mais de 17 milhões de linhas de programação”.

*Notícia atualizada às 15h42 de 10/11: foram inseridas informações da nota do Ministério da Defesa com relação ao relatório apresentado.

Leia também:
1. ETA Cubatão terá parada programada neste domingo em Joinville; confira bairros afetados
2. Homem que matou vítima queimada no Zoobotânico de Joinville é condenado
3. Tempo em Joinville: saiba qual a chance de chuva para esta quarta-feira
4. Gal Costa, cantora e compositora, morre aos 77 anos
5. Joinville está entre as dez cidades mais “amigas do 5G” no Brasil; veja ranking

– Assista agora:
Novos cabelos, aréolas e sobrancelhas: projetos elevam autoestima de vítimas do câncer de mama em Joinville

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo