Retorno das aulas presenciais da rede municipal de Joinville tem nova data definida
Além das escolas, CEIs também devem voltar com o ensino presencial
Nesta segunda-feira, 5, a Prefeitura de Joinville definiu a data de retorno às aulas presenciais da rede municipal: 20 de outubro.
Segundo a prefeitura, a volta das atividades em salas de aulas, Centros de Educação Infantil e unidades conveniadas segue uma projeção da Secretaria da Saúde, com base na melhoria do cenário sanitário da cidade, que deve ser classificada com o risco Alto nos próximos dias.
A rede privada, ensino técnico e superior também poderão retornam a partir desta data. Os setores devem definir os protocolos sanitários de retorno aprovados pela Secretaria da Saúde.
As aulas estavam previstas para retornar a partir do dia 13 de outubro, porém, o Estado mudou o critério de retorno definido pelo índice de classificação regional da Covid-19 como Alto.
Com essa definição, a Secretaria de Educação mudou o sistema de retorno. Ao invés do cronograma de retomada de forma limitada por séries a cada semana, agora será liberado o retorno de todas as séries, a partir do dia 20, mas mantendo o limite máximo de 30% de alunos de cada turma. Será apenas duas horas de aulas presencias para cada turno.
Os critérios de escolha dos alunos vai priorizar aqueles que estão com maior dificuldades no aprendizado à distância, por aulas online.
A prefeitura afirma que será feito um rodízio semanal com os alunos para as aulas presenciais. Quem não estiver na sala de aula, deve seguir com as tarefas sendo realizadas à distância, ou através dos materiais entregues pelas escolas.
A Secretaria de Educação deve alinhar as definições do retorno com o comitê formada por representantes de classe. O protocolo sanitário que define as regras de prevenção permanece o mesmo.
Como será o retorno:
- O retorno presencial vai priorizar 30% dos estudantes de cada turma;
- A partir do dia 20 de outubro retornam os estudantes do 9º ano e da Educação Jovens e Adultos (EJA), os alunos do Ensino Fundamental II (8º, 7º e 6º anos), os estudantes do Ensino Fundamenta I (1º ao 5º anos), as crianças da Educação Infantil (1º e 2º períodos) e da Educação Infantil (creches);
- As aulas serão de duas horas para cada turno;
- Os alunos e professores devem seguir as orientações sanitárias existente no protocolo de retomada das atividades presenciais, que será divulgado pela Secretaria de Educação aos pais e professores.