Reunião sobre as ocorrências relacionadas à chuva em Joinville é realizada neste sábado
Também foi montado um abrigo emergencial no bairro Morro do Meio, que já recebeu seis pessoas
Na tarde deste sábado, 7, o prefeito de Joinville Adriano Silva comandou uma reunião operacional para definir as próximas ações que serão tomadas em função da quantidade de chuva e de ocorrências atendidas na cidade. Foram registradas 37 ocorrências pela Defesa Civil, como deslizamentos, alagamentos e erosão.
Além do prefeito, participaram da reunião o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo; autoridades municipais, representantes das forças de segurança, resgate e salvamento, Defesa Civil e Agentes de Trânsito.
Com os alertas emitidos pela Defesa Civil e a confirmação do volume de chuva intenso, a Defesa Civil orienta que eventos que reúnam público sejam cancelados ou adiados.
A Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville cancelou uma apresentação que seria realizada nesta noite no Centreventos Cau Hansen e as atividades do Natal de Joinville estão suspensas neste sábado e domingo (7 e 8).
Joinville é uma das cidades-sede do vestibular unificado da UFSC. Como a organização optou por manter a realização da prova, mesmo com a recomendação da Defesa Civil pela transferência da data do exame, o prefeito orientou que as equipes de trânsito e de resgate fiquem de prontidão caso haja necessidade de prestar auxílio aos estudantes no local de prova.
“Reforçamos que as pessoas tenham atenção redobrada, pois esse período crítico de instabilidade deve se manter até segunda-feira. Em caso de chuva forte, procurem um local seguro para se proteger, evitem sair de casa, ao menos que seja extremamente necessário. Nosso alerta é também para que tenham cuidado próximo de pontes e rios”, alerta do gerente da Defesa Civil, Maiko Richter.
O acumulado de chuva em Joinville chegou a 120 milímetros nas últimas horas e como o solo está encharcado, aumenta o risco de ocorrências relacionadas a deslizamentos. Os sinais de alerta para as pessoas que moram próximas de morros e encostas são árvores e postes inclinados, rachaduras em paredes e água barrenta escorrendo do morro.
Abrigo
Foi montado um Abrigo Emergencial na Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin, no bairro Morro do Meio, recebeu no fim da tarde deste sábado, seis pessoas que precisaram do serviço.
São duas mulheres, um homem e três crianças, todos indígenas que foram acolhidos pelo Serviço de Abordagem Social.
Enquanto eles estiverem no abrigo, receberão atendimento por parte da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social, inclusive com alimentação.
A Escola Municipal Ruben Roberto Schmidlin fica próxima a uma área que historicamente sofre com alagamentos devido ao Rio Águas Vermelhas.
Como há previsão que a chuva continue até segunda-feira, 9, podendo em alguns momentos ser intensa, a secretaria de Assistência Social, Defesa Civil e o prefeito Adriano Silva estiveram na região conversando com os moradores e orientando sobre o funcionamento do abrigo emergancial.
“Nossas equipes estão de plantão e prestando atendimento para a população. Reforçamos a orientação para que os joinvilenses mantenham a atenção redobrada, principalmente quem mora perto de morros ou áreas sucetíveis aos alagamentos”, diz o prefeito.
Em caso de emergência, os Bombeiros Voluntários podem ser acionados pelo número 193 e a Defesa Civil pelo 199. Com o Plano de Contingência (Plancon) em Alerta Laranja, as secretarias municipais e demais órgãos que integram o Plancon, permanecem de plantão e estão mobilizadas para o atendimento da população.
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: