Rinite, asma e bronquite: entenda por que inverno de Joinville deve agravar sintomas

Período deve ser menos frio

Rinite, asma e bronquite: entenda por que inverno de Joinville deve agravar sintomas

Período deve ser menos frio

Isabel Lima

Neste ano, o inverno chega diferente em Joinville. Devido à formação do La Niña, o tempo apresentará temperaturas mais altas do que o esperado e ar seco. Por isso, pessoas que sofrem com rinite, asma e bronquite devem ter sintomas agravados.


O alerta é do professor de Climatologia da Univille, Paulo Ivo. Ele informa alguns cuidados importantes neste período para amenizar as tosses secas, dores de cabeça e vias obstruídas. Além disso, o especialista explica por que este inverno é diferente dos demais.

Leia também > Início do inverno: saiba quando chega o frio em Joinville

Inverno mais seco

Conforme Paulo, a alteração deste inverno está diretamente ligada à formação do La Niña, fenômeno no qual as águas superficiais do Oceano Pacífico esfriam na altura da América Central. Essa mudança de temperatura impacta todo o clima da América do Sul, causando secas na região Sul do Brasil e chuvas na região Norte e Nordeste. A redução nos índices de chuvas, somada aos ventos fracos, torna o inverno mais seco.

“Isso favorece a amplitude térmica, ou seja, noites frias e dias com temperaturas mais elevadas, gerando nevoeiros na parte da manhã”, explica Paulo. “Paralelamente a isso, temos muitas partículas em suspensão; o ar está carregado de partículas e essas partículas, para quem tem asma, rinite, são prejudiciais”, afirma o professor.

Segundo o especialista, é de se esperar um aumento nas queixas de tosse seca, irritação nos olhos, acordar com vias respiratórias trancadas e agravamento dos sintomas de rinite, asma e bronquite.

Como reduzir os sintomas

Neste período seco, Paulo Ivo recomenda que as pessoas tentem umidificar os ambientes. “Para quem sofre desse tipo de situação, uma toalha molhada no quarto durante a noite para transferir essa umidade da toalha para o quarto é indicado”, orienta ele.

“Evitar ter animais e plantas no quarto também”, acrescenta Paulo. “Porque você compete pelo oxigênio; se o quarto está fechado, estão você, seu pet e sua planta competindo por oxigênio naquele momento”, conta o especialista.

Além disso, Paulo reforça que os animais são fontes de partículas, podendo intensificar ainda mais a asma, rinite e bronquite.

Reduzir os sintomas:

  • Umidificar ambientes
  • Evitar dormir com animais
  • Retirar plantas do quarto.

Assista agora mesmo!

Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo