Rosângela, primeira vacinada em Joinville, e família já tiveram Covid-19

Copeira do hospital São José lembra das dificuldades enfrentadas durante a pandemia e da esperança trazida pela vacina

Rosângela, primeira vacinada em Joinville, e família já tiveram Covid-19

Copeira do hospital São José lembra das dificuldades enfrentadas durante a pandemia e da esperança trazida pela vacina

Gratidão. Esta é a palavra que resume o sentimento de Rosângela de Oliveira Cardoso, de 51 anos, a primeira, entre oito servidores, a ser imunizada contra a Covid-19 em Joinville. Mas, apesar da sensação de alívio, esses dez meses de espera até a chegada da vacina não foram nada fáceis para a copeira, que atua na linha da frente na luta contra a doença.

Em setembro do ano passado, Rosângela, o marido e um dos filhos foram acometidos pelo coronavírus. Para a copeira, os sintomas foram mais leves, já para os familiares, a doença agiu de forma mais agressiva.

“Eles não chegaram a ir ao hospital, mas sentiam fortes dores de cabeça e perderam paladar”, conta Rosângela, que voltou ao trabalho logo após cumprir o período de isolamento.

Experiência durante a pandemia

Em 27 anos de atuação no Hospital Municipal São José, a profissional conta que nunca tinha vivido um período tão difícil quanto este de pandemia. O sentimento de medo esteve presente em todos os dias que saiu de sua casa para ir ao trabalho.

“A gente tem uma dor no peito quando vê um corpo (de vítima) de Covid indo pro necrotério. Hoje é ele, amanhã pode ser um da minha família. A gente vive assim, toda vida com o coração preso, coração amarrado, porque é uma coisa muito triste, uma doença que mata mesmo. Tem que se cuidar”, reconhece.

Rosângela é natural de Criciúma e, aos 23 anos, saiu de sua cidade natal com o marido para vir a Joinville, em busca de emprego. Desde sua chegada, atua no hospital São José.

Às 13h55, exatamente cinco minutos antes do início do ato simbólico de vacinação no município, ficou sabendo que seria a primeira a ser imunizada. Até então, a informação era mantida em sigilo.

Prefeitura de Joinville

Rapidamente, o sentimento, que antes era de medo, se transformou em esperança. E, aos que ainda questionam a eficácia da vacina ou simplesmente têm medo de possíveis efeitos colaterais, Rosângela alerta:

“A vacina é importante para vocês e para seus familiares, não deixem de tomar. Eu estou me sentindo segura, foi só uma picadinha normal (no braço)”, brinca.

Enfermeiro que vacinou Rosangela

Odair da Silva é profissional da Vigilância em Saúde de Joinville e atua há 25 anos como servidor público no município. Na manhã desta terça-feira, 19, foi pego de surpresa por um telefonema, onde foi convidado a participar do ato simbólico de início da imunização contra Covid-19.

“A surpresa foi maior quando me chamaram a ser o primeiro vacinador. Estou feliz por estar participando deste momento tão grandioso: aplicar a primeira vacina em Joinville”, afirma.

Sabrina Quariniri/O Município Joinville

Nos anos 1990, Odair já atuou no hospital São José. No momento, trabalha na imunização no laboratório central de Joinville.

Durante a pandemia, conta que se prontificou a realizar testes rápidos e PCRs no Centro de Triagem da Tupy, além de fazer horas extras aos fins de semana no pronto-socorro do hospital.

Para Rosângela e Odair, toda a dedicação e esforço durante estes dez meses valeram a pena e este 19 de janeiro ficará marcado na história de ambos, que foram pioneiros neste momento tão esperado pelos joinvilenses: a chegada da vacina.

“Esta vacina passou por testes. As pessoas que receberam as vacinas no período de testes não tiveram anomalias e nem eventos adversos mais graves. Então digo com segurança que esta vacina é importante sim, é uma vacina segura”, finaliza Odair.

Além de Rosângela, outros sete profissionais que atuam no hospital foram vacinados. De acordo com o secretário da Saúde do município, Jean Rodrigues da Silva, a escolha dos profissionais foi uma forma de homenagear os que atuam desde o início no combate à doença.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município Joinville. Vem muita novidade por aí!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo