Rota turística de Joinville pode receber selo internacional da ONU
Candidatura foi feita pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Joinville
Candidatura foi feita pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Joinville
A Rota Caminhos do Piraí foi selecionada pelo Ministério do Turismo para representar o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo. O resultado será divulgado em novembro, quando ocorre a Assembleia Geral da ONU Turismo, na Arábia Saudita. A candidatura da rota foi feita pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) da Prefeitura de Joinville.
Segundo o Ministério do Turismo, oito rotas foram selecionadas nesta fase do prêmio e duas seguirão para a etapa final. A ONU Turismo reconhece locais com diversidade cultural e natural e que a priorizam como ferramenta de desenvolvimento do turismo rural. Além a Rota Caminhos do Piraí, foram selecionadas as vilas Antônio Prado (RS), Cocanha (SP), Conceição de Ibitipoca (MG), Delfinópolis (MG), Grão Mogol (MG), Leoberto Leal (SC) e Linha Bonita (RS).
“Ser finalista representa não apenas o reconhecimento da região, como também o potencial de contribuição para o turismo internacional”, ressalta o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.
A Rota Caminhos do Piraí é composta por 15 propriedades que fazem parte da Associação de Turismo Eco Rural de Joinville (Aterj).
“Este reconhecimento motiva os nossos empreendedores a continuar trabalhando para atrair cada vez mais turistas para as propriedades e a região, que é conhecida por oferecer aventura aos visitantes”, explica a presidente da Aterj, Maiara Priscila Brummer.
A Rota Caminhos do Piraí une a natureza e a história da região ao longo do rio Piraí. O caminho contempla banhos em rios e cachoeiras, pesque-pague, venda de produtos coloniais em meio a casas com arquitetura enxaimel que remetem à herança cultural germânica.
O passeio também traz opções de parques aquáticos, que oferecem atividades de caiaque e aluguel de quiosques. A rota tem estabelecimentos que oferecem restaurantes com cardápio à base de tilápia e degustação de produtos coloniais como queijos, embutidos e pães caseiros. A sugestão de roteiro é ideal para quem procura recarregar as energias em meio à paisagem rural.
Além disso, o local é reconhecido pelas atividades ao ar livre, como a trilha do Pico Jurapê, que é um dos morros mais desafiadores de Santa Catarina, e também pela observação de pássaros. As propriedades são muito procuradas pelos visitantes por possibilitar piqueniques e trazer a oportunidade de ter contato com os animais.
O “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo foi criado em 2021 e, segundo o Ministério de Turismo, exige dos destinos inscritos requisitos como a baixa densidade populacional e a disponibilidade de atividades tradicionais preservadas.
Além disso, no aspecto cultural, esses roteiros devem compartilhar os valores e o estilo de vida da comunidade. As vencedoras recebem um selo, que as identifica como exemplos, além de participarem de uma rede mundial para a troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de fortalecimento do turismo rural.
Em 2022, a Rota Caminhos de Dona Francisca teve o roteiro aprovado pelo Ministério do Turismo para participar do projeto “Experiências do Brasil Rural”. No ano seguinte, após as atividades de capacitação e orientação, o município recebeu o documento que oficializa a qualificação do roteiro com o selo do Ministério do Turismo. Dezoito empreendedores receberam a certificação, comprovando que passaram pelas etapas do projeto.
Esta rota envolve a região da Dona Francisca, entre a BR-101 e a Serra Dona Francisca, proporcionando a turistas e visitantes, experiências em turismo rural e identificação com a comunidade que vive naquela região.
O turismo é um dos eixos do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem). O desenvolvimento do setor é fruto de ações como investimento em novos atrativos e o fortalecimento do convênio com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, que permite promover os atrativos turísticos, além do trabalho de articulação, estruturação, qualificação e gestão da equipe da Secult, do trade e das entidades do setor.