Rua das Palmeiras ganha quatro novas plantas em Joinville
Plantio inicia nesta terça-feira
Plantio inicia nesta terça-feira
Nesta terça-feira, 1, Prefeitura de Joinville iniciou o plantio de novas palmeiras na Alameda Brüstlein, mais conhecida como rua das Palmeiras. Serão plantadas quatro palmeiras imperiais Roystonea oleracea.
A expectativa do órgão municipal é de que elas sejam plantadas até o fim desta semana, mas os trabalhos dependem das condições climáticas.
Ainda segundo a Prefeitura, as mudas foram cultivadas na Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), a partir de sementes das palmeiras originais.
O trabalho de plantio, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sama), começou no período da manhã, com a remoção das plantas na UDR, em Pirabeiraba, e transporte até o centro.
Já o plantio deve começar no período da tarde. Com isso, podem ocorrer interdições pontuais no trânsito.
O gerente da Unidade de Praças e Parques (UPP), Deivid Corrêa, explica que as novas palmeiras vão precisar de tutores (escoras) por cerca de 60 dias.
“Em maio do ano passado, fizemos a remoção de seis exemplares que estavam mortas ou comprometidas. Em seguida, atuamos para a remoção das raízes. Agora, vamos fazer o plantio de quatro exemplares, pois duas das palmeiras removidas já contavam com mudas prevendo substituição”, explica Deivid.
Além do plantio das novas palmeiras, a rua recebe também melhorias na iluminação pública. A previsão é de que as obras sejam finalizadas até o mês de maio.
Em 1873, foram plantadas 56 palmeiras cujas sementes foram trazidas em 1867, do Rio de Janeiro, por Louis Niemeyer a pedido de Frederico Brüstlein, administrador da Colônia. As sementes são originárias do Jardim Botânico carioca.
Ao longo dos anos, novos exemplares foram plantados a partir da Rua Rio Branco, já prevendo substituições. Com isso, o local chegou a contar com 90 exemplares. As palmeiras mais próximas da Rua do Príncipe não receberam plantio de substitutas, por isso, será necessário incluir quatro novas mudas no local.
Após o plantio desta semana, a Alameda terá 88 palmeiras, 32 a mais do que a concepção original. Esta “sobra” é necessária para garantir unidades substitutas, pois esta espécie de palmeira vive, em média, 150 anos. Todo trabalho é acompanhado por uma comissão multidisciplinar por se tratar de um patrimônio tombado.
Leia também:
1. VÍDEO – Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville
2. Homem e adolescente são alvo de operação por ameaças de massacres em escolas de Joinville
3. JEC demite jogador do sub-20 envolvido em acidente que matou casal em SP
4. Cepat divulga lista com quase 400 vagas de emprego em Joinville
5. Diretora de escola de Araquari aciona PM após ver mensagens ameaçadoras de adolescente