Ruas próximas ao binário da Urussanga e Procópio receberão ajustes viários em Joinville
Implantação do binário entrará na fase final
Implantação do binário entrará na fase final
Neste fim de semana, 25 e 26, o Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) inicia a etapa final de preparação para a implantação do binário da rua Urussanga e da avenida Coronel Procópio Gomes.
No sábado e domingo, o Detrans fará a sinalização de mais uma faixa na rua Florianópolis até o entroncamento com a rua Valença, no sentido Zona Sul. Outra mudança viária será na rua Piauí, onde toda a sua extensão passará a ser mão única, com sentido para a rua São Paulo.
Além disso, os motoristas que precisam ir ao bairro Guanabara poderão fazer isso usando a ponte Harald Karmann, que liga as ruas Coronel Francisco Gomes e Nacar. Esse eixo passará a ser mão única em direção ao Guanabara.
Conforme anunciado anteriormente pela Prefeitura de Joinville, depois que o binário da rua Urussanga e da avenida Coronel Procópio Gomes estiver completamente implantado, o que deve ocorrer nas próximas semanas, as vias farão entroncamento com a rua Florianópolis.
Para aumentar o fluxo de veículos nesse entroncamento, a Prefeitura de Joinville ampliou uma faixa na rua Florianópolis até a rua General Rondon, ainda quando foram executadas as melhorias de infraestrutura urbana no local.
Agora, por meio de sinalização viária, será ampliada mais uma faixa para facilitar o deslocamento de motoristas que seguirão sentido Zona Sul da cidade.
Desta forma, desde o entroncamento da avenida Coronel Procópio Gomes até o cruzamento com a rua Valença, a rua Florianópolis terá duas faixas para os motoristas se deslocarem no sentido bairro e uma para quem for para o Centro de Joinville.
Para que essa nova faixa seja implantada, será necessário retirar a conversão à esquerda dos motoristas que estão na rua Florianópolis e querem acessar as ruas Graciosa e Guanabara. Neste caso, eles precisarão ficar na pista da direita e fazer o giro na quadra para retornar.
A expectativa é que, com as alterações propostas, o trânsito melhore em até 35% no deslocamento para os motoristas que seguem sentido Zona Sul e até 15% no sentido Centro, já que haverá mudança no tempo em que o semáforo fica aberto.
O motorista que estiver na rua Florianópolis deve acessar a General Rondon, que durante as obras de requalificação foi aberta, garantindo acesso até a avenida Monsenhor Gercino. Depois, deve virar à esquerda na Guanabara e retornar à rua Florianópolis para chegar à rua Graciosa, já na mão correta.
A equipe técnica de trânsito da Prefeitura de Joinville fez estudos que indicaram que, ao longo do dia, apenas 8,14% dos motoristas que fazem o trajeto no sentido Centro-bairro realizam essa conversão à esquerda.
Neste caso, o motorista que está na rua Florianópolis deve acessar a General Rondon, seguir até a Monsenhor Gercino e entrar na Guanabara. A conversão à esquerda direta na Guanabara era feita por cerca de 6,73% dos motoristas ao longo do dia.
Neste fim de semana, a rua Coronel Francisco Gomes, entre as ruas Coronel Procópio Gomes e Nacar, passando sob a ponte Harald Karmann, receberá nova sinalização viária e passará a ser mão única no sentido bairro Guanabara.
Desta forma, os motoristas que estão na região Norte ou Centro de Joinville não precisam mais se deslocar até a rua Florianópolis. A melhor opção será utilizar a Coronel Francisco Gomes, que passa atrás da Arena Joinville e foi recentemente pavimentada, atravessar a ponte e seguir pela rua Nacar.
A Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville permanece realizando obras, neste ponto, nas calçadas da Coronel Francisco Gomes.
A rua Piauí, no trecho a partir da avenida Procópio Gomes, será mão única, com os veículos trafegando no sentido rua São Paulo. Desta forma, toda a extensão da rua Piauí passará a ser mão única.
Os motoristas que atualmente utilizam a Piauí para acessar a Procópio Gomes deverão fazer esse acesso pela Coronel Francisco Gomes, que terá uma das faixas liberadas para esse acesso, mesmo ainda estando em obras de pavimentação.
“Todas essas alterações entram em funcionamento assim que as sinalizações forem concluídas, ao longo do fim de semana. Os agentes de trânsito estarão nos locais com maior concentração de veículos em horários de pico para orientar os motoristas, mas a recomendação é que os condutores fiquem atentos às sinalizações e respeitem as novas marcações, como proibições de conversões, mão única e mudança de sentido”, reforça o diretor-presidente do Departamento de Trânsito de Joinville, Paulo Rogério Rigo.
A Prefeitura de Joinville está empenhada em concluir as obras de requalificação viária para que, nos próximos dias, seja anunciada a data definitiva para a implantação do binário da rua Urussanga e da avenida Coronel Procópio Gomes. A expectativa é que o binário esteja em funcionamento antes do início do ano letivo.
Leia também:
1. Deputado de Joinville vai apresentar pedido de impeachment contra Lula
2. Obituário de Joinville: confira falecimentos dos últimos dias
3. Criminosos marcaram encontro em perfil falso para matar jovem em Joinville, revela polícia
4. Capital Inicial em Joinville: banda retorna à cidade para show de turnê
5. Criança de 4 anos é resgatada após afogamento em Araquari
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: