X
X

Buscar

“Sabemos que causa transtorno, mas é um passo necessário”, diz prefeito de Joinville sobre obras na ETA Cubatão

Estação ficará desligada por 16 horas e deve afetar abastecimento entre sábado, 20, e terça-feira, 23

Nesta quinta-feira, 18, o prefeito Adriano Silva fez um pronunciamento em que explica a importância da modernização da ETA Cubatão, solicita compreensão da comunidade e alerta para que reservem água para o período de desabastecimento.

“Estamos realizando a maior obra de requalificação do sistema de água da história de Joinville. Sabemos que o desabastecimento causa transtorno, mas é um passo necessário para garantir que nossas famílias possam continuar tendo água tratada por muitos anos. Com essa modernização estamos substituindo equipamentos que operam desde os anos 1970 e que já estão obsoletos em questão de tecnologia”, explicou o prefeito.

A ETA será desligada no sábado, 20, e a previsão é que a estação permaneça desligada durante 16 horas, isto é, até a manhã de domingo, 21. A orientação é que os moradores usem, a partir de sexta-feira, a água apenas para atividades essenciais. Desta forma, os reservatórios e as caixas-d’água estarão cheios quando iniciar a interrupção no fornecimento de água.

Quando a ETA Cubatão voltar a operar, as regiões mais próximas da estação, que fica em Pirabeiraba, começam a ter o fornecimento normalizado. A água deve chegar nas residências ao longo da noite de domingo e durante a segunda-feira, porém, com a pressão reduzida.

O fornecimento de água deve ser normalizado ao longo de segunda-feira, 22, para moradores de regiões próximas ao Distrito de Pirabeiraba, e até terça-feira, 23, para quem reside em áreas mais altas e mais distantes.

“O consumo consciente antes, durante e após a conclusão da obra vai ajudar com que o reabastecimento ocorra mais rápido em todas as regiões da cidade. Portanto, se na sua casa já tiver água, use com moderação para que a água chegue também em outros bairros mais distantes”, diz comunicado da prefeitura.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Modernização

A maior estação de tratamento de água de Joinville, a ETA Cubatão, está tendo todo seu sistema de bombeamento modernizado durante o ano de 2025. O sistema de filtração também recebe diversas melhorias. No total, serão investidos R$ 51,5 milhões provenientes de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e mais R$ 11,8 milhões, que são recursos da própria Companhia Águas de Joinville.

Com 80% da obra concluída, agora os trabalhos entram na reta final. O objetivo da obra é a modernização dos equipamentos, com a automatização do sistema de bombeamento, disponibilidade de bombas reserva, implantação de uma nova subestação, economia de energia elétrica, entre outros benefícios.

O que será feito na última parada programada

Durante as obras que ocorrem neste fim de semana, serão substituídas duas peças para promover a interligação entre as duas adutoras da estação, de 700 mm e 900 mm. Também será criado um sistema de isolamento entre elas, possibilitando seu funcionamento independente após a conclusão dos serviços de modernização. Nesta última etapa também serão realizados todos os testes necessários para início da operação da nova subestação de energia da ETA.

Sistema de bombeamento automatizado

Ao longo do ano, foram instaladas as válvulas na captação, que é a área que leva água bruta para dentro da estação. Também houve a implantação de novas válvulas na área de recalque de água tratada, setor da ETA que envia a água da estação para a cidade. Graças a esses dispositivos, foi possível realizar, com a ETA em operação sem afetar o abastecimento, a substituição de 16 conjuntos de motores e bombas.

As novas válvulas possibilitam o controle de fluxo de água de forma automática. Além disso, as futuras manutenções nas bombas poderão ser executadas sem necessidade de parar a ETA. Tudo isso é necessário para que os novos sistemas de bombeamento da ETA Cubatão sejam automatizados.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Outra novidade são as bombas submersíveis para a área de captação de água bruta. Das cinco previstas no projeto, duas foram instaladas, sendo que uma delas já está em funcionamento. A previsão é que as demais sejam colocadas até o fim deste ano. As bombas submersíveis são mais eficientes em relação às bombas de superfície que são utilizadas atualmente, pois consomem menos energia elétrica e ampliam a capacidade de captação de água em 20%.

Nova subestação protegida contra quedas de energia

Nesta última etapa de modernização, serão realizados os testes necessários para início da operação da nova subestação de energia. A unidade é responsável por transformar a alta tensão da rede elétrica em tensão adequada para ser distribuída dentro da ETA e, assim, alimentar equipamentos, painéis e sistemas de automação.

A subestação da ETA Cubatão terá um sistema de segurança que será acionado quando houver quedas de energia, reduzindo o risco de interrupção no abastecimento de água à população.

Para prevenção contra falhas elétricas, a subestação possui dois caminhos independentes para levar energia à ETA. Se um deles falhar, o outro assume a função automaticamente, garantindo que a água continue sendo produzida. Além disso, se houver problema em algum equipamento, como uma bomba ou painel, apenas o respectivo circuito é desligado. O restante da estação continua funcionando normalmente, evitando paradas gerais.

A nova subestação também terá um sistema supervisório, que permite o monitoramento e o controle à distância de todos os processos de tratamento da água, incluindo os sistemas de bombeamento e as válvulas automatizadas.

Processo de filtragem ainda mais moderno

O sistema de filtração da estação também está recebendo melhorias. Na ETA Cubatão, são 30 filtros que retêm as impurezas da água, cuja limpeza é feita periodicamente com auxílio de bombas de retrolavagem. Os equipamentos possuem esse nome porque revertem a vazão da água para lavagem dos filtros.

Esses filtros contêm materiais filtrantes para remover os resíduos durante o processo de tratamento da água. Esses materiais estão sendo substituídos por argila expandida. Importada da Noruega, a argila expandida tem uma estrutura 60% mais porosa, que melhora a retenção de partículas e, ao mesmo tempo, permite maior vazão da água, ampliando a capacidade de filtração.

Dos 30 filtros da ETA Cubatão, foi identificado que 16 precisavam passar por recuperação estrutural e impermeabilização. Destes 16 filtros, 14 já foram reformados e dois devem receber as melhorias até o final deste ano.

Também foi instalado um sistema automatizado de retrolavagem com ar comprimido e água, que tornam o processo de limpeza mais ágil. O comando para lavagem dos filtros será feito a distância, em vez da limpeza manual, com jatos de ar atuando em conjunto com a água para remover as impurezas. O novo sistema entra em operação quando a automação da ETA estiver em funcionamento.

O uso de argila expandida, que reduz a frequência das retrolavagens, aliado ao uso de ar comprimido, diminui em aproximadamente 50% o volume de água e o consumo de energia elétrica necessários para limpeza dos filtros.

Modernização deve ser finalizada este ano

As obras de modernização continuam após a última parada da ETA, com a estação em operação. Na área de captação, será finalizada a instalação das bombas submersíveis. Essas bombas ficam mergulhadas e vão puxar a água do rio para dentro da estação.

Também será implantado o sistema supervisório e de automação da ETA Cubatão. Com o sistema de automação ativo, o acionamento de válvulas e bombas reserva, por exemplo, poderá ser feito a distância, por meio de uma tela com interface gráfica.

O sistema de retrolavagem também será finalizado, com a reforma de mais dois filtros da ETA. Os últimos ajustes para conclusão das obras de modernização são a execução da infraestrutura predial e arquitetônica, dos acabamentos e da pintura das tubulações.


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: