Saiba como deve ser o restauro do Moinho de Joinville
Projeto final foi aprovado em novembro
Projeto final foi aprovado em novembro
A restauração do Moinho de Joinville, um dos patrimônios históricos do município, será realizada em etapas. A primeira etapa tem previsão para começar nos próximos meses e terminar até o primeiro semestre de 2024, com o restauro da fachada e da cobertura do patrimônio.
Segundo o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, as obras ainda não iniciaram. “Estamos no processo de licitação da parte externa. Como é uma obra de restauro, demanda cuidado ao selecionar os produtos”, conta.
A primeira etapa da restauração foi aprovada em uma reunião entre a Fiesc e a Comissão de Patrimônio Histórico de Joinville (Comphann). O uso interno do espaço ainda está sendo estudado e passará por uma aprovação antes do início das obras.
“Queremos terminar a primeira etapa do restauro até o início das aulas do complexo educacional”, conta o presidente da Fiesc. A ideia é que, além da recuperação das fachadas e coberturas, seja instalada uma porta na edificação para ligar o Moinho ao complexo educacional.
A restauração completa do edifício será concluída mais adiante, quando a finalidade for definida. Uma das possibilidades, segundo o presidente Mario, é a instalação de um museu.
Após quase um ano do início das construções, o complexo educacional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) em Joinville está 50% concluído. O prazo para a entrega da estrutura é para julho deste ano.
Em Joinville, o complexo será trilíngue, inovando a proposta de ensino da instituição, que atualmente é bilíngue. Além disso, haverá um espaço amplo para estacionamento.
A unidade oferecerá formações profissionalizantes e abrigará um polo do centro universitário Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com cursos de pós-graduação e extensão profissional.
Leia também:
1. Homem é preso suspeito de estuprar criança de 11 anos em Joinville
2. Homem é acusado de não pagar conta em posto de Joinville e denuncia injúria racial
3. Artista de Joinville é selecionado para feira internacional em São Paulo
4. Homem que tentou matar a ex-namorada em Joinville é condenado
5. Identificado homem que morreu em acidente na Serra Dona Francisca, em Joinville
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização