Saiba como está cenário para definição de nova presidência da Câmara de Joinville

Bastidores indicam que Novo articulou candidatura, mas partido não deve entrar na disputa

Saiba como está cenário para definição de nova presidência da Câmara de Joinville

Bastidores indicam que Novo articulou candidatura, mas partido não deve entrar na disputa

Thiago Facchini

O mandato do vereador Maurício Peixer (PL) como presidente da Câmara de Joinville chega ao fim em dezembro. Os vereadores já atuam nos bastidores para substituí-lo.

Quem aparece como favorito é o vereador Diego Machado (PSDB), que é apoiado por Peixer ao cargo. A vereadora Tânia Larson (União) tinha interesse em concorrer, mas abandonou o objetivo neste momento.

Conforme apurado por O Município Joinville, o Novo, partido do prefeito Adriano Silva, atuava nos bastidores com objetivo de lançar uma candidatura pela legenda. O nome seria o do vereador Érico Vinicius, líder do governo.

Érico afirma que ainda não é possível dar certeza, mas diz que, a princípio, o Novo não deve lançar um nome de dentro do partido para disputa do cargo de presidente.

“É sempre uma honra ser cogitado para ser presidente da casa. Mas, no momento, entendo que não será a melhor opção. Acredito que não devo concorrer”, comenta.

Já Tânia relata que tentou formar um grupo, e diz que teria cinco votos caso concorresse ao cargo. Entretanto, ela comenta que a maioria dos vereadores já estava fechada com “o outro candidato”, sem mencionar o nome.

“Tentamos articular um grupo, mas a maioria já estava fechado com o outro candidato. Nosso objetivo é porque nunca tivemos na história do Legislativo uma mulher como presidente”, diz.

Grupo com Diego

Apesar de ser nome forte na disputa, conforme indicam as conversas de bastidores, Diego diz que pretende levar tudo de “forma natural”. “Um grupo de vereadores nos procurou incentivando. Não há um acordo feito”, afirma.

Câmara de Vereadores de Joinville/Divulgação

O grupo no qual Diego se refere inclui parte dos vereadores que apoiaram Peixer ao cargo de presidente. Os vereadores Brandel Júnior (Podemos), Kiko do Restaurante (PSD) e Wilian Tonezi (Patriota), além de Peixer, já teriam declarado apoio a Diego.

“Eu não estou com isso na cabeça agora. Não tenho trabalhado em cima disso. Agora, se for uma vontade da maioria, é óbvio que vamos aceitar. Quem não quer ser o presidente da Câmara? Mas tem que ser de uma forma bem natural”, afirma.

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo