X
X

Buscar

Saiba como está o andamento das obras de pavimentação no bairro Floresta, em Joinville

Ruas Sorocaba e Francisco Alves estão passando por serviços de pavimentação do Eixo Copacabana

Esperada por muitos anos, as obras do Eixo Copacabana, no bairro Floresta, têm causado reclamações por parte de moradores da região. Iniciada no dia 10 de março, a drenagem e a pavimentação das ruas Copacabana, Antônio Bernardo Tromm, Francisco Alves e Sorocaba estão, atualmente, com duas das cinco etapas em andamento.

Com prazo de 30 meses para ser concluída, a primeira etapa da obra contempla a pavimentação da rua Sorocaba. Serão pavimentados 475 metros, sendo da rua Ary Barroso até o final. Os moradores afirmam que não viram ninguém trabalhando no local há cerca de um mês. Duas pessoas entraram em contato com a reportagem do jornal O Município Joinville em momentos diferentes para questionar por que as obras estariam paradas.

Proprietário de um estabelecimento comercial no início da rua Sorocaba, Adilson José, de 59 anos, comenta que não viu ninguém da empresa responsável pelas obras no período citado e que não sabe dizer o motivo da parada. “Não é reclamando, porque obra tem transtorno mesmo. Mas tem que começar e terminar”, declara.

Calçadas de casas foram retiradas durante as obras de pavimentação na rua Sorocaba. Fotos: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

Outro morador que reclama do andamento das obras no local é Saul Evaristo, que tem imóvel na rua há 60 anos. Ele conta que gastou mais de R$ 4 mil para construir uma calçada na frente da residência e que ela foi totalmente retirada. “Não foi avisado nada sobre a parada das obras e ainda tiraram a calçada, que tinha tela de aço por baixo”, acusa.

Com o mesmo problema com a calçada, a jovem Sabrina Bianca, de 21 anos, opina que a obra foi “muito mal feita” e deixou diversos buracos. Por outro lado, a moradora Zenir Safanelli, de 69 anos, e que mora há pelo menos 30 na mesma rua, diz que os responsáveis pelas obras teriam falado com os moradores que não iriam finalizar a obras, e sim outra equipe.

Buracos para passagem de rede de esgoto à céu aberto na Rua Sorocaba. Foto: Bernardo Gonçalves/ O Município Joinville

Rua Francisco Alves

Contemplada na segunda etapa, a pavimentação da rua Francisco Alves, onde serão instalados 400 metros de galeria com 2,6 x 2 metros e uma linha dupla de tubulação com 1,5 metro de diâmetro, também tem recebido reclamações.

De acordo com a moradora Jozelia Borba, de 46 anos, assim como na rua Sorocaba, trabalhadores não são vistos há quase um mês. “Eles (trabalhadores) falaram que não podiam trabalhar por conta das fortes chuvas e que o acabamento do asfalto tem que ter sol. Depois disso tivemos sol e nada”, relata.

Água parada em obra de pavimentação na rua Francisco Alves. Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville
Bueiros estão sem tampa durante obras no local. Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

Com entulhos e tubos espalhados pelas beiradas, a rua também trechos com água parada e bueiros sem tampa. “Está aquela bagunça. Os motoristas estão fazendo pista de corrida. Um perigo”, sinaliza a moradora.

O que diz a empresa responsável

De acordo com a empresa responsável pelas obras, Infrasul, as obras no local estão em andamento, porém com mais lentidão por conta da complexidade na localidade onde e das fortes chuvas que atingiram a cidade nas últimas semanas.

Engenheiro responsável pelas obras, Adriano Schimidt explica que a parte de pavimentação da rua Sorocaba está concluída e que, de responsabilidade da Infrasul, o que falta ser feito no local é a recolocação do meio fio e fechamento dos buracos da passagem da rede de esgoto, que estão abertos por conta de furtos das tampas.

O engenheiro também conta que na rua Francisco Alves foi encontrado um metro de tubulação que, em decisão com a prefeitura, foi mantida. Agora, está sendo realizada uma sondagem para identificar se a tubulação está completamente utilizável. Além disso, a galeria que será instalada na rua é pré-moldada e ainda está sendo confeccionada. “Ela deve chegar em 40 e 50 dias. Estamos aguardando a cura do concreto também”, explica.

Por conta disso, a empresa já deu início a outras etapas das obras, como a drenagem, sub-base e travamento do entroncamento da rua Copacabana com a Antônio Bernardo Tomm. “Estamos avançando etapas para não perder tempo”, frisa.

Em nota enviada a reportagem do jornal O Município Joinville, a Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville afirma que a obra na rua Sorocaba não está paralisada. De acordo com o órgão, o local recebeu a primeira camada de asfalto e em breve vai receber a segunda camada. Porém, não informou o tempo previsto para isso acontecer.

Em relação a retirada das calçadas, a Prefeitura de Joinville informou que elas foram retiradas para a passagem da rede de água e serão repostas ao término das obras. Confira a nota completa.

“A Secretaria de Infraestrutura Urbana informa que a obra na rua Sorocaba não está paralisada. Esta pavimentação faz parte de um pacote de requalificação do Eixo Copacabana que inclui outras ruas para o recebimento de rede de drenagem, além da pavimentação asfáltica.

A rua Sorocaba recebeu a primeira camada de asfalto e em breve vai receber a segunda camada. A obra avança em outras ruas também como a Francisco Alves e Antônio Bernardo Tomm.

O investimento nessa obra é de R$ 10,4 milhões e a empresa vencedora da licitação foi a Infrasul. Ao todo, os trabalhos vão contemplar 3,6 quilômetros das ruas Copacabana, Antônio Bernardo Tromm, Francisco Alves e Sorocaba, no bairro Floresta.

Mais da metade do investimento total é para implantação de uma nova rede de drenagem, que vai ajudar na vazão da água, principalmente quando ocorrem fortes chuvas na região.”