X
X

Buscar

Saiba como está pagamento aos trabalhadores da massa falida da Busscar, de Joinville

Adiantamento do pagamento foi liberado pela Justiça em 2020

Os pagamentos adiantados aos trabalhadores da massa falida da Busscar, de Joinville, liberados pela 5ª Vara Cível da Comarca da cidade em abril de 2020, seguem em andamento, conforme a administração judicial Instituto Professor Rainoldo Uessler, de Florianópolis, que atua no processo.

“O processo está seguindo com os pagamentos na forma que o juiz está liberando os recursos. Não há data exata para acontecer e o magistrado está liberando aos credores da classe de trabalhadores extraconcursais neste momento, que vai sendo pago à medida da liberação de recursos nesse processo”, informa a administração judicial.

Segundo o instituto, no entanto, não é possível precisar o número de credores que foram beneficiados pelo adiantamento. Em 2020, após a liberação, a expectativa era de que mais de 2,3 mil trabalhadores da massa falida recebessem os valores. Os pagamentos são repassados pela administração judicial e são feitos em crédito máximo de R$ 50 mil, conforme estabelecido pelo juiz.

“Esta liberação ainda está acontecendo de forma gradativa. Dentro daquela decisão de abril de 2020, o juiz vai liberando alvarás de tempos em tempos para fazer o repasse aos credores”, complementa. Segundo o instituto, não há como precisar quando os pagamentos serão concluídos.

Processos simultâneos

Além do pagamento, houve diversas movimentações no processo ao longo dos mais de dois anos após a liberação do adiantamento pela Justiça. Outras medidas, no entanto, correm por fora do processo principal que prevê o pagamento aos credores da classe de trabalhadores extraconcursais.

“As movimentações acontecem simultaneamente, além dessa decisão do pagamento. Outras questões acontecem de forma simultânea, como julgamentos de impugnação de crédito, restituição de crédito, entre outras”, diz a administração judicial.

O grupo Busscar teve a falência decretada em setembro de 2014. Com a liberação do pagamento, a estimativa é de que mais de 90% dos credores da classe beneficiada tenham os créditos liquidados.

– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização