Saiba como estão preparativos das escolas de samba para desfile de Carnaval em Joinville

Este será primeiro desfile desde 2018

Saiba como estão preparativos das escolas de samba para desfile de Carnaval em Joinville

Este será primeiro desfile desde 2018

Fred Romano

As quatro escolas que vão desfilar no retorno da comemoração do Carnaval em Joinville já iniciaram a preparação e montagem das alegorias. Além disso, todas estão abertas para a comunidade participar dos ensaios e preparação de fantasias e adereços.

“Desde que a gente soube que realmente ia ter o desfile”, comenta Eliane Silva, presidente da Unidos do Caldeirão, sobre o início dos preparativos. Ela fala que a expectativa para o desfile é grande. Esta é a primeira vez que a escola é comandada por mulheres.

A escola Unidos pela Diversidade se reúne diariamente, a partir das 18h, para a construção das alegorias. A presidente Inês Gonçalves comenta que estão utilizando as redes sociais para mostrar os preparativos. “Somos o povo da expectativa. A expectativa é muito grande porque é o ano do retorno”, diz.

Fotos: Unidos pela Diversidade/Divulgação | César Augusto Zanon (à esq.) e Heitor Eduardo de Salves, diretor da escola de samba (à dir.)

“Estamos com os trabalhos já há alguns meses. Está bem avançado”, conta Enelir Machado, presidente da Fusão do Samba. “A gente está bem ansioso porque faz tempo que não tem esse Carnaval na avenida”, completa.

O diretor da escola Príncipes do Samba, Richel Marcelina, conta que os preparativos começaram em novembro do ano passado. “Estamos todos os dias lá no Kênia Clube produzindo as fantasias e os adereços. O Carnaval já está aí”, comenta.

Príncipes do Samba/Divulgação

Nestas últimas semanas, a escola prepara o tripé e o carro. “É uma alegria muito grande para nós estarmos fazendo o Carnaval”, fala.

Conheça os enredos das Escolas de Samba de Joinville:

Escola de Samba Príncipe do Samba

“Uma vez Zelândia… Para sempre Fioca – A Dama da Passarela” – A escola homenageia este ano dona Zelândia Custódio da Costa. Ela chegou em Joinville aos cinco anos de idade, em 1951. Natural de Tijucas, antes de chegar em Joinville já havia morado em São Francisco do Sul. Ao fazer a homenagem, a Príncipes do Samba também relembra os tempos de Carnaval na Sociedade Kênia Clube e vivencia a importância da tradição do samba e etnia negra.

“Uma pessoa muito importante para a escola. A gente teve essa ideia lá atrás de homenageá-la”, conta o diretor Richel.

G.R.E.S. Unidos do Caldeirão

O enredo deste ano da tradicional escola fundada na Zona Sul de Joinville tem como tema o ferro. “Universo presente na riqueza da Terra – o futuro a ti pertence”. Durante o desfile, será abordada a origem mitológica do ferro, sua história geral, seu preparo na siderurgia e suas aplicações no cotidiano das populações.

A presidente Eliane conta que o enredo foi inicialmente criado em 2020, ano de início da pandemia da Covid-19. Desde então, foi aprimorado. “A gente tinha essa vontade de fundir Joinville com o Carnaval”, comenta.

A.R.C.E.S. Fusão do Samba

Em 2023, a escola revive três histórias já contadas na avenida Beira Rio em edições anteriores do Carnaval de Joinville. O público que prestigiar a folia vai se emocionar relembrando os enredos de “O Circo – a alegria chegou na cidade”, “Mestre Ernesto Bateria Nota 10” e “A consciência negra volta a sorrir. Valeu Zumbi”.

“A gente pensou em fazer uma retrospectiva dos três Carnavais anteriores da escola Fusão do Samba. A montagem está bem legal, ela vem ala por ala contado as histórias”, conta a presidente Enelir.

G.R.E.S Unidos pela Diversidade

O enredo traz o significado de Oxumaré que possui características com grande afinidade e identificação com a diversidade. Simbolicamente. Oxumaré é representado com o arco-íris, pois suas sete cores simbolizam os sentidos da vida: Amor, Fé, Conhecimento, Razão, Lei, Saber e Geração. Conta a história que certa vez a chuva resolveu castigar a Terra, mas Oxumaré cortou o céu com seu punhal de prata e a fez parar. Desde então, toda vez que isso acontece, Oxumaré pode ser visto enfeitando o céu, sob a forma de sete cores.

“O que estamos trazendo para a avenida é este significado: a força, a esperança, o amor”, comenta a presidente Inês.

Desfile de Carnaval

O Desfile das Escolas de Samba, do Carnaval 2023 em Joinville, acontece no dia 11 de fevereiro, com concentração na avenida Beira Rio. Este será o primeiro desfile desde 2018.

Este ano, a programação é realizada pela Prefeitura de Joinville e pela Liga das Escolas de Samba de Joinville (Liesj). O evento ocorre um fim de semana antes do feriado de Carnaval.

A concentração de foliões e público começa às 18h, no Expocentro Edmundo Doubrawa, ao lado do Centreventos Cau Hansen. Os desfiles iniciam às 22h. Quatro escolas de samba desfilarão neste ano:

  • A.R.C.E.S. Fusão do Samba
  • G.R.E.S. Unidos do Caldeirão
  • Escola de Samba Príncipe do Samba
  • G.R.E.S Unidos pela Diversidade

O percurso percorrido pelos foliões foi alterado para a edição deste ano. O desfile inicia na rua Max Colin e termina após o Centreventos.

Para o público que prestigiará os desfiles, será montada uma arquibancada. Uma área especial para Pessoas com Deficiência (PcD) e idosos estará disponível.

Confira os horários do desfile:

  • 18h: Concentração na Avenida Beira Rio
  • 20h: Lavagem da Avenida pelo Afoxé Omilodê
  • 22h: A.R.C.E.S. Fusão do Samba
  • 23h: G.R.E.S. Unidos do Caldeirão
  • 0h: Escola de Samba Príncipe do Samba
  • 1h: G.R.E.S Unidos pela Diversidade
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo