Saiba como estão preparativos do Joinville Vôlei para Superliga A e Catarinense
Time será apresentado em julho para o calendário catarinense e nacional
Com a conquista da vaga para a Superliga A, em março, o Joinville Vôlei já está organizando os preparativos necessários para a Superliga A e o Campeonato Catarinense. As competições iniciam no segundo semestre de 2023. O time deve ser apresentado em julho.
A reportagem do jornal O Município Joinville conversou com o técnico da equipe, Pedro Uehara, o Peu, que explicou os próximos passos. “O principal é a montagem da equipe para a próxima temporada 23/24, procurando fortalecer a equipe para que a gente possa fazer uma campanha boa e longa”, conta.
Essa será a primeira temporada do projeto na Superliga A. Alguns reforços já foram anunciados desde o momento da conquista do título da Superliga B. O líbero Thiago Brendle, de 37 anos, que disputou a Superliga 22/23 por Blumenau, e o ponteiro Leozinho, de 28 anos, que jogou em times da França e Emirados Árabes, são dois dos nomes anunciados.
Alguns jogadores do time titular e reserva também tiveram o contrato renovado. “A gente está conseguindo contratar jogadores experientes, que já tivemos chance de trabalhar no passado. O time pode evoluir muito durante a temporada”, pontua o técnico.
Experiência e liderança
O perfil traçado pela comissão técnica e a diretoria, coordenada pelo campeão olímpico Giovane Gávio, é de liderança, experiência e capacidade para crescimento. Segundo Pedro, a busca por atletas com experiências anteriores e por novos atletas com potencial de evolução está acontecendo e tendo retorno.
“Acredito que esse será, novamente, o nosso ponto forte. Uma equipe com idade madura e que ajuda aqueles mais jovens e com menos experiência. Percebo o time sendo extremamente comprometido com o objetivo da temporada”, conta. A faixa etária principal dos atletas é de 27 a 30 anos.
Esse perfil já era traçado desde o início do projeto, que tem uma estrutura próxima de um time da Superliga A desde o início dos treinamentos. “Há alguns pontos para se crescer como estrutura, mas já temos um suporte muito próximo”, acrescenta. A qualificação do elenco é o principal ponto a ser trabalhado até a apresentação do time.
Continua após o anúncio
Para Pedro, um ponto importante são os patrocinadores que, junto ao Giovane, estão entendendo a diferença de nível entre a Superliga A e B. Por conta disso, contratações importantes estão sendo encaminhadas e sendo realizadas.
Apresentação do time
O time deve ser apresentado em julho, tendo um período de treinamento de seis semanas a dois meses sem jogos. O campeonato catarinense terá início em agosto e seguirá até outubro. “O campeonato ainda está sendo desenhado, com cerca de seis equipes. Não há mais informações”, conta.
No campeonato, Joinville poderá enfrentar equipes com nível de Superliga B, como o Chapecó, e também de Superliga A, como Blumenau, que está na sua quarta temporada na elite do vôlei. “Esse é um campeonato muito tradicional e disputado. Por isso, vamos buscar disputar a final e um título. Isso pode servir de ajuste e preparação”, explica.
A Superliga A será o grande campeonato do time entre 2023/2024, tendo seu início entre outubro e novembro deste ano. A expectativa para Pedro é de grandes resultados, com uma evolução boa e consistente. “Essa será nossa primeira experiência na elite do vôlei como Joinville, por isso queremos jogar em um formato profissional e chegar o mais longe possível na competição”, completa.