Saiba como foi abertura da 25ª Semana Farroupilha, que celebra a cultura gaúcha em Joinville
Evento teve início nesta segunda-feira, na Casa da Cultura
Evento teve início nesta segunda-feira, na Casa da Cultura
A 25ª Semana Farroupilha, que celebra a cultura gaúcha em Joinville, teve início nesta segunda-feira, 8. O evento acontece na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior até o dia 18 de setembro.
O coordenador do evento e vice-presidente do Movimento Farroupilha Joinville, Lucas Amorim, destacou a importância da realização do evento na Casa da Cultura. “Que honra, que orgulho, estar comemorando esses 25 anos de Semana Farroupilha no centro cultural de Joinville. Isso para nós que somos apaixonados pela cultura gaúcha é um marco histórico, demonstra que a cultura gaúcha dentro de Joinville está crescendo”, comenta.
O evento foi aberto com a tradicional chama crioula, trazida pelo Movimento Farroupilha de Joinville e exposta no átrio da Casa da Cultura. Lucas explicou sobre esse símbolo de celebração. “A chama crioula, para nós gaúchos, é uma questão de honra, é honrar o pessoal que lutou na Guerra dos Farrapos. Para nós isso representa o máximo de respeito”.
Lucas informa que na cidade há diversos grupos de danças que ajudam a difundir a tradição. “O nosso maior propósito é mostrar para a população joinvilense o que é a cultura gaúcha, é um movimento com famílias, com respeito, com educação”, afirma.
Na noite de abertura, a programação contou com apresentações de gaiteiros e dos grupos de dança “Amigos do Chimarrão” e “Rompendo Fronteiras”, que levaram ao público coreografias tradicionais da cultura gaúcha.
A Semana Farroupilha contará com dez dias de atividades, incluindo oficinas, apresentações de dança, rodas de chimarrão e homenagens aos ex-coordenadores que ajudaram a construir a história do evento ao longo dos 25 anos. O coordenador Lucas ressaltou que a programação é aberta ao público em geral. “Estamos aqui de portas abertas para atender todo mundo, não necessariamente os gaúchos, para mostrar que todo mundo é bem-vindo dentro da cultura gaúcha”, afirmou.
A programação também oferece atividades como oficinas de chimarrão e pilchas (vestimenta tradicional gaúcha), aulas de dança de salão e demonstrações de laço para o manejo de gado, entre outras atrações.
8 setembro (segunda-feira), 19h30:
9/9 (terça-feira), 19h:
10/9 (quarta-feira), 19h:
11/9 (quinta-feira), 19h:
12/9 (sexta-feira), 19h:
13/9 (sábado), 9h:
14/9 (domingo), 9h:
15/9 (segunda-feira), 19h:
16/9 (terça-feira), 19h:
17/9 (quarta-feira), 19h:
18/9 (quinta-feira), 19h:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: